Matcha: quais são os reais benefícios à saúde deste pó de chá verde?


Neste artigo, a diretora do Programa de Nutrição e Ciências Alimentares da University of South Australia, Evangeline Mantzioris, fala sobre quais são as vantagens do consumo de matcha. Processo de produção diferencia o matcha do chá verde e do chá preto, com as plantas crescendo em áreas de sombra e o aproveitamento de toda a folha, o que pode se traduzir em maiores concentrações de fitonutrientes.
Freepik
O matcha teve um aumento de popularidade nos últimos meses, o que levou a relatos de escassez global e aumentos de preços.
Se você ainda não foi pego pela mania, matcha é uma versão em pó do chá verde. No cardápio de uma cafeteria, você poderá ver um matcha latte quente ou gelado, ou até mesmo um bolo ou massa com sabor de matcha. Uma rápida pesquisa no Google traz à tona inúmeras receitas que incorporam matcha, tanto doces quanto salgadas.
Varejistas e proprietários de cafeterias sugeriram que as principais razões para a popularidade do matcha incluem sua aparência “instagramável” e seus supostos benefícios à saúde.
Mas quais são os reais benefícios do matcha para a saúde? Aqui está o que as evidências dizem.
Em países como o Japão, o matcha é tradicionalmente batido com água e servido em uma tigela de pedra.
Freepik
Primeiro, o que é matcha?
Matcha é um pó finamente moído de folhas de chá verde, que vem da planta Camellia sinensis. Essa é a mesma planta usada para fazer chá verde e preto. Entretanto, o processo de produção diferencia o matcha do chá verde e do chá preto.
Para o matcha, a planta do chá é cultivada na sombra. Depois de colhidas, as folhas são cozidas no vapor e secas, e os caules são removidos. Em seguida, as folhas são cuidadosamente moídas em temperaturas controladas para formar o pó.
O processo de produção do chá verde é mais simples. As folhas são colhidas das plantas sem sombra, aquecidas e depois secas. Em seguida, colocamos as folhas secas em água quente para obter o chá (enquanto no matcha a folha inteira é consumida).
No chá preto, depois que as folhas são colhidas, elas são expostas ao ar, o que leva à oxidação. Isso torna as folhas pretas e dá ao chá um sabor diferente.
Fonte de fitonutrientes
Os fitonutrientes são compostos químicos encontrados em plantas que têm uma série de benefícios para a saúde humana. O matcha contém vários deles.
A clorofila dá às plantas, como a Camellia sinensis, sua cor verde. Há algumas evidências de que a clorofila pode trazer benefícios à saúde – inclusive efeitos anti-inflamatórios, anticâncer e antiobesidade – devido às suas propriedades antioxidantes. Os antioxidantes neutralizam os radicais livres, que são moléculas instáveis que prejudicam nossas células.
Foi demonstrado que a teanina melhora o sono e reduz o estresse e a ansiedade. A única outra fonte conhecida de teanina na dieta são os cogumelos.
A cafeína é um fitonutriente que conhecemos bem. Além de aumentar o estado de alerta, a cafeína também demonstrou efeitos antioxidantes e alguma proteção contra uma série de doenças crônicas e neurodegenerativas. Entretanto, o excesso de cafeína pode ter efeitos colaterais negativos.
É interessante notar que o sombreamento das plantas durante o crescimento parece alterar a composição nutricional da folha e pode levar a níveis mais altos desses fitonutrientes no matcha em comparação com o chá verde.
Outro composto que vale a pena mencionar são as chamadas catequinas, que são de vários tipos diferentes. Da mesma forma, o pó de matcha tem mais catequinas do que o chá verde. Elas são fortes antioxidantes, que demonstraram ter efeitos protetores contra bactérias, vírus, alergias, inflamações e câncer. As catequinas também são encontradas em maçãs, mirtilos e morangos.
A popularidade do matcha cresceu, mas as evidências de seus benefícios à saúde ainda são limitadas.
Freepik
Quais são os reais benefícios para a saúde?
Então, sabemos que o matcha contém uma variedade de fitonutrientes, mas isso se traduz em benefícios perceptíveis para a saúde?
Uma revisão publicada em 2023 identificou apenas cinco estudos experimentais que deram matcha às pessoas. Esses estudos deram aos participantes cerca de 2 a 4 g de matcha por dia (equivalente a 1 a 2 colheres de chá de matcha em pó), em comparação com um placebo, na forma de cápsula, chá ou alimentos. O matcha reduziu o estresse e a ansiedade e melhorou a memória e a função cognitiva. Não houve efeito sobre o humor.
Um estudo mais recente mostrou que 2g de matcha em idosos com idade entre 60 e 85 anos melhorou a qualidade do sono. Entretanto, em pessoas mais jovens com idades entre 27 e 64 anos, em outro estudo, o matcha teve pouco efeito sobre o sono.
Um estudo em pessoas com obesidade não encontrou diferença na perda de peso observada entre o grupo do matcha e o grupo de controle. Esse estudo não randomizou os participantes, e as pessoas sabiam em qual grupo haviam sido colocadas.
Pode-se levantar a hipótese de que, como você consome toda a folha e como os níveis de alguns fitonutrientes podem ser mais altos devido às condições de cultivo, o matcha pode ter mais benefícios nutricionais do que o chá verde. Mas, até onde sei, não houve nenhuma comparação direta dos resultados de saúde do chá verde em relação ao matcha.
Existe um horário para parar de comer carboidrato? Veja cinco opções para uma refeição noturna equilibrada
Evidências a favor do chá verde
Embora até o momento um número limitado de estudos tenha analisado o matcha e nenhum tenha comparado o matcha e o chá verde, há muitas pesquisas sobre os benefícios à saúde do consumo de chá verde.
Uma revisão sistemática de 21 estudos sobre o chá verde demonstrou benefícios semelhantes aos do matcha para melhorar a memória, além de evidências de melhora no humor.
Há também evidências de que o chá verde proporciona outros benefícios à saúde. Revisões sistemáticas mostraram que o chá verde leva à perda de peso em pessoas com obesidade, níveis mais baixos de determinados tipos de colesterol e redução da pressão arterial. O chá verde também pode reduzir o risco de determinados tipos de câncer.
Portanto, se você não conseguir colocar as mãos no matcha no momento, beber chá verde pode ser uma boa maneira de obter sua dose de cafeína.
Embora as evidências sobre o chá verde nos forneçam algumas dicas sobre os benefícios à saúde do matcha, não podemos ter certeza de que seriam os mesmos. No entanto, se a sua cafeteria local tiver um bom suprimento de matcha, não há nada que sugira que você não deva continuar a tomar bebidas à base de matcha.
Entretanto, talvez seja melhor deixar o croissant de matcha para ocasiões especiais. Quando o matcha é adicionado a alimentos com altos níveis de açúcar, sal e gordura saturada, qualquer benefício à saúde que possa ser atribuído ao matcha pode ser anulado.
*Evangeline Mantzioris é diretora do Programa de Nutrição e Ciências Alimentares, Dietista Praticante Credenciada, da University of South Australia.
**Este texto foi publicado originalmente no site do The Conversation Brasil.
Mitos e verdades sobre dieta e emagrecimento
Adicionar aos favoritos o Link permanente.