A opinião do The Doors sobre a atuação de Val Kilmer em filme da banda

A opinião do The Doors sobre a atuação de Val Kilmer em filme da banda
Reprodução

Foi divulgada nesta quarta-feira (2) a triste notícia de que o ator Val Kilmer faleceu aos 65 anos nesta terça-feira, 1º de abril.

A filha do astro, Mercedes Kilmer, confirmou a morte do pai, que ocorreu após ele enfrentar uma pneumonia. Kilmer havia sido diagnosticado com câncer de garganta em 2014, mas chegou a se recuperar.

Ao longo de sua carreira, Val Kilmer assumiu importantes papéis na indústria cinematográfica, incluindo uma interpretação elogiada do vocalista Jim Morrison no filme The Doors.

Val Kilmer recebeu elogios por criticado filme do The Doors

A obra biográfica musical lançada em 1991 e dirigida por Oliver Stone conta a história da banda norte-americana de Rock e sua influência na música e na contracultura, além de ter retratado o uso recreativo de drogas de Morrison e seu alcoolismo e interesse por drogas alucinógenas e outros detalhes.

Em 2005, o tecladista Ray Manzarek, do The Doors, assumiu que não gostou do filme pela forma como tudo isso foi mostrado. No entanto, ao ser questionado pelo jornalista Steve Newton se a obra fez uma representação precisa da banda, ele disse (via earofnewt):

“Olha, não era uma representação precisa da banda ou de Jim Morrison. [Era] decididamente exagerado, e fez Morrison parecer meio que um ‘bebum’ esquisitão – e ele era muito mais inteligente, muito mais sensível, muito mais espiritual do que aquele bêbado caipira do filme.

E Val Kilmer fez um ótimo trabalho. Acho que essa é a questão. Quando as pessoas me perguntam: ‘O que você achou do filme?’, elas querem dizer ‘O que eu achei da performance de Val Kilmer?’. É isso que elas querem dizer? Sim, ótimo; ele foi ótimo.”

Apesar do filme ter recebido uma série de críticas devido ao seu enredo, Kilmer foi bastante elogiado por sua atuação como Jim Morrison. No Rotten Tomatoes, o filme tem uma taxa de aprovação de 56% com base em 61 avaliações e uma classificação média de 5,90/10. Porém, o consenso geral do site destaca justamente o papel de Kilmer:

“Val Kilmer entrega uma performance poderosa como uma das figuras mais incendiárias do rock, mas infelizmente Oliver Stone não consegue lançar muita luz sobre o circo que cerca a estrela.”

Continua após o vídeo

Carreira de Val Kilmer

A carreira de Val Kilmer teve início na década de 1980, e seu primeiro grande personagem foi o piloto Tom “Iceman” Kazansky no filme Top Gun, de 1986.

Após ter tomado os holofotes em Hollywood, o astro participou da fantasia Willow, de George Lucas e, como falamos acima, foi muito elogiado ao interpretar Jim Morrison, em The Doors.

Já consolidado como um dos grandes nomes da indústria na época, Kilmer foi convidado para substituir Michael Keaton como Bruce Wayne, em Batman Eternamente, em 1995. No mesmo ano, o ator integrou o filme Fogo Contra Fogo e atuou ao lado de Al Pacino e Robert DeNiro

Após mais alguns personagens marcantes, seu último papel foi em 2022 quando voltou a viver Iceman, em uma participação especial no filme Top Gun: Maverick, novamente ao lado de Tom Cruise.

Em 2015, o ator foi hospitalizado e, depois de ter negado que estava doente, ele confirmou que havia se recuperado de um câncer na garganta em 2017. Kilmer chegou a fazer uma cirurgia em sua traqueia para retirar o tumor e sua voz ficou bastante diferente, como falamos aqui.

Que descanse em paz!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! LANÇAMENTOS

Quer ficar por dentro dos principais lançamentos nacionais e internacionais? Siga a Playlist TMDQA! Lançamentos e descubra o que há de melhor do mainstream ao underground; aproveite e siga o TMDQA! no Spotify!

O post A opinião do The Doors sobre a atuação de Val Kilmer em filme da banda apareceu primeiro em TMDQA!.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.