Balão com bandeira gigante chama atenção de moradores de São José dos Campos e cai em área rural


Objeto caiu em propriedade rural na região do Putim e atingiu rede elétrica, que teve o fornecimento de energia interrompido temporariamente. Balão chama atenção de moradores de São José dos Campos e cai em área rural
Um balão com uma bandeira gigante chamou atenção de moradores de alguns bairros de São José dos Campos (SP) no início da tarde deste sábado (29). O objeto foi avistado principalmente na Zona Sul e Sudeste da cidade.
O balão caiu em uma propriedade rural e atingiu a rede elétrica, que teve o fornecimento na área interrompido temporariamente. De acordo com o Corpo de Bombeiros, não houve incêndio e vítimas. O material já foi retirado do local. Por enquanto, ainda não há informações sobre quem soltou o balão.
Balão passou perto de uma torre de transmissão
Romesson Lins/Vanguarda Repórter
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
O morador Douglas Alvares viu o balão por volta das 11h, no Bosque dos Eucaliptos, e acompanhou o deslocamento do artefato entre os bairros Putim e Pinheirinho dos Palmares. Ele registrou imagens e enviou ao aplicativo Vanguarda Repórter.
Segundo Douglas, o balão parecia ter cerca de 30 metros, enquanto a bandeira chegava a aproximadamente 50 metros e tinha uma imagem de Jesus Cristo estampada.
“Estou em São José há 34 anos e já vi muitos balões serem soltos. Então, quando vi esse, resolvi acompanhar. Passei a observar e vi ele passando próximo à Rodovia Carvalho Pinto e a uma propriedade rural”.
Outros moradores também flagraram a cena. Priscila Andrade registrou o balão próximo a um condomínio no Putim por volta de 12h30, enquanto Romesson Lins, do bairro Santa Júlia, viu o objeto passar perto de uma torre de transmissão por volta de 13h.
Por volta das 15h, o balão ficou enroscado em uma fiação elétrica próxima a uma propriedade rural no Putim, causando a interrupção temporária do fornecimento de energia. Equipes da concessionária EDP e agentes da prefeitura foram ao local para remover os destroços, em uma operação que durou cerca de uma hora.
O g1 entrou em contato com a Defesa Civil de São José dos Campos e com a EDP para obter mais informações sobre a ocorrência, mas ainda não obteve resposta.
Crime
Fabricar, vender, transportar ou soltar balões que possam provocar incêndios é crime. A pena prevista, caso o autor do lançamento seja identificado, é a detenção de um a três anos, multa ou ambas cumulativamente.
Veja mais sobre o Vale do Paraíba e região bragantina
Adicionar aos favoritos o Link permanente.