Agentes de endemias participam de visita técnica à Estação de Tratamento de Água durante a Semana da Água


Agentes tiveram a oportunidade de conhecer os processos de tratamento da água desde a captação no Rio Candeias O objetivo é contribuir para a capacitação dos profissionais por meio de orientações sobre saneamento básico e saúde pública
Assessoria / Aegea RO
Agentes de Endemias de Buritis, visitaram as instalações da captação no Rio Candeias e a Estação de Tratamento de Água (ETA) do município, como parte da programação da Semana da Água. O objetivo é contribuir para a capacitação dos profissionais por meio de orientações sobre saneamento básico e saúde pública, e os benefícios de se conectar à rede de água tratada da cidade. Atualmente, a adesão é considerada baixa.
Apesar do acesso universalizado à água tratada em Buritis, menos de 50% da população está ligada ao sistema. O vereador Gilberto Aparicio (PL) destacou a importância da conexão à rede de água tratada ao compartilhar sua experiência pessoal.
“Sabemos que nós temos nossos lençóis freáticos contaminados. São muitas fossas, muitos resíduos que causam contaminação. E ter uma água tratada traz melhores condições de vida. Um exemplo muito simples, e isso aconteceu dentro da minha casa quando minhas crianças tomaram água sem ser uma água tratada, eles tiveram problemas de saúde, quando levamos no médico foi detectado que uma bactéria se instalou no estomago deles devido a uma água que não estava apropriada para o consumo, de um poço que nós tínhamos em casa”, relatou Gilberto Aparicio.
Em 2024, a Universidade Federal de Rondônia (UNIR) divulgou um estudo que reforça o relato do vereador Gilberto Aparicio: os poços de todos os bairros da cidade de Buritis estão contaminados. Até estabelecimento que comercializam alimentos usavam água contaminada. Por outro lado, o mesmo estudo comprova, em 100% das análises, que a água da Águas de Buritis atende a todos os padrões de potabilidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde.
Agentes de Endemias de Buritis, visitaram as instalações da captação no Rio Candeias e a Estação de Tratamento de Água
Assessoria / Aegea RO
Para Alessandro Santos, responsabilidade social da Águas de Buritis, a ação fortalece o diálogo com a comunidade e evidenciando os benefícios do saneamento.
“Os agentes estão todos os dias junto à comunidade, levando informação sobre saúde pública. A concessionaria trouxe essa capacitação para levar mais conhecimento em relação a água tratada, com objetivo de mostrar o nosso trabalho e reafirmar que o acesso à água tratada e de qualidade traz qualidade de vida e saúde para a população”, explicou.
Buritis é o município de Rondônia com o maior investimento per capita em saneamento básico, de acordo com o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento Básico (SINISA). Em 2023, o município investiu mais de R$ 700 por habitante. Esse avanço demonstra o compromisso da Águas de Buritis em levar água tratada com qualidade e regularidade para toda a cidade.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.