Águas de Ariquemes apresenta investimentos e avanços no saneamento durante seminário


Evento reuniu autoridades políticas, da sociedade civil, empresários e especialistas que atuam nos setores do saneamento e proteção ao meio ambiente Nos últimos quatro anos, a concessionária, investiu no município mais de R$ 63 milhões de reais, de acordo com o SINISA.
Assessoria / Aegea RO
Cidade e Saneamento foi o tema da terceira edição do Seminário Qualidade da Água, promovido pela Agência Municipal de Regulação de Ariquemes (AMR), ocorrido na sexta-feira (21), no auditório da Associação Comercial e Industrial de Ariquemes (ACIA). O evento reuniu autoridades políticas, da sociedade civil, empresários e especialistas que atuam nos setores do saneamento e proteção ao meio ambiente.
Durante o seminário, a concessionária Águas de Ariquemes, responsável pelos serviços de abastecimento de água tratada e esgotamento sanitário no município, destacou os investimentos e avanços desde o início da atuação da empresa na cidade, em 2016. Nos últimos quatro anos, a concessionária, investiu no município mais de R$ 63 milhões de reais, de acordo com o Sistema Nacional de Informações em Saneamento Básico (SINISA), considerando os números até 2022. O investimento elevou o acesso à água tratada para 99% das famílias, e a ampliação da cobertura de esgotamento sanitário na cidade que até o final de 2025 deve chegar em 40%.
“Ariquemes é a cidade que mais investiu em saneamento básico em Rondônia nos últimos anos. Investimentos que retornam em forma de saúde para população, garantindo mais dignidade, mais qualidade de vida e preservação ambiental para a população”, comenta o diretor-presidente, Ary Carlos Laydner, diretor-presidente da Águas de Ariquemes.
O Seminário foi realizado em alusão ao Dia Mundial da Água, comemorado no dia 22 de março. Durante o evento foram realizadas ainda palestras com especialista que abordaram temas voltados a preservação, valorização, qualidade e uso consciente da água.
A professora e pesquisadora do Departamento de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Gisele Teixeira de Souza Sora, reforçou a importância do saneamento para a saúde pública.
“A qualidade da água está intimamente ligada à saúde pública, e as pessoas nem sempre têm noção disso. Existem muitas doenças de veiculação hídrica que afetam significativamente a nossa região. Os dados de Rondônia são alarmantes, pois o estado possui um dos piores índices de saneamento básico do país. Há cidades em Rondônia onde a população não tem acesso à água tratada, mas Ariquemes está à frente nesse aspecto. Atualmente, o município já conta com uma rede de água tratada e, com a inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto, a tendência é que, em cinco anos, Ariquemes se torne referência em saneamento básico não apenas para o estado, mas em nível nacional”, destaca Gisele Teixeira De Souza Sora.
A cobertura de esgotamento sanitário na cidade deve chegar em 40% até o final de 2025.
Assessoria / Aegea RO
“Ariquemes está muito à frente dos outros municípios, principalmente no estado de Rondônia e, talvez, do Norte de modo geral. Ainda precisamos trabalhar muito para que a universalização da disponibilidade de água se transforme na universalização da conexão à rede de água, o que é fundamental. Percebemos isso nas unidades de saúde, onde a incidência de doenças de veiculação hídrica diminuiu significativamente após o início do tratamento adequado da água e a ampliação da conexão da população à rede de água tratada”, relatou Vilmar Ferreira, secretário de Meio Ambiente.
Realizado em parceria com a Prefeitura de Ariquemes, a UNIR – Campus Ariquemes, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Jamari e a ACIA, o seminário reforçou a importância do saneamento para o desenvolvimento local.
“Estamos felizes por realizarmos a 3ª edição do Seminário de Qualidade da Água, sempre com uma participação massiva do público, tanto em geral quanto acadêmico. A cada ano, superamos as expectativas, e neste não foi diferente. Esse seminário é importante porque trata do saneamento, do abastecimento de água e do esgotamento sanitário, que são direitos básicos da população”, destaca Marco Aurélio Soares, diretor-presidente da Agência Municipal de Regulação.
A Águas de Ariquemes faz parte do grupo Aegea, líder no setor privado em saneamento no Brasil, presente em 15 estados e em mais de 700 municípios. Em Rondônia, atua no estado, por meio das concessionárias Águas de Ariquemes, Águas de Pimenta Bueno, Águas de Rolim de Moura, Águas de Buritis e Águas de Jaru.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.