Confira os documentos e os cuidados necessários na hora de declarar o IR

Contribuintes devem realizar a declaração de imposto de renda até o próximo dia 30 de maio. Segundo dados do Fisco, 10.978 lagunenses e 1.785 bravenses terão que informar seus rendimentos à Receita Federal.

Com o advento da declaração pré-preenchida, implementada em 2022, o trabalho de declarar o imposto de renda foi facilitado, mas ainda requer atenção. É preciso ter em mão os documentos básicos, como CPF do titular e dos dependentes, comprovante de residência, de atividade profissional e dados bancários.

Além destes documentos básicos, é necessário apresentar comprovantes de rendimentos (salários ou aposentadoria, aluguéis, aplicações financeiras, rendimentos de empresas das quais você é sócio ou outros rendimentos), bens (escrituras de imóveis, documentos de veículos, extratos bancários e cotas de empresas), saúde (comprovante de despesas médicas), educação (comprovante de pagamento de mensalidades escolares), pensão alimentícia e previdência privada.

Dentre os documentos acima, o mais importante é o informe de rendimentos. Dependendo da modalidade de trabalho, o comprovante é recebido de diferentes maneiras.

Para funcionários com carteira assinada em empresas privadas, o informe será enviado por e-mail ou de forma física; Aposentados ou pensionistas podem adquirir as informações através do aplicativo Meu INSS ou pelo site; Servidores públicos devem acessar o sistema SouGov e buscar pelo item “Rendimentos e RPF”; Microempreendedores individuais (MEI) podem obter o informe através do portal Gov.br ou pelo e-CAC; Profissionais autônomos que utilizam livro-caixa ou o carnê-leão a cada mês podem obter o informe pelo sistema da Receita Federal.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.