PM inicia operação de Carnaval e orienta dicas de segurança para os dias de folia

A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) deu início nesta sexta-feira, 28, à Operação Alegria 2025. A ação segue até o dia 5 de março e busca reforçar o policiamento nos principais carnavais do Estado, garantindo a segurança dos foliões e turistas.

A corporação alerta para a necessidade de cuidados básicos de segurança  pessoal. O furto de celulares é um dos crimes mais comuns no Carnaval, especialmente por causa das grandes aglomerações. Para evitar problemas, a recomendação é manter o celular em um lugar seguro e não o deixar à mostra.

Em caso de furto, é essencial registrar um boletim de ocorrência e tentar localizá-lo através do recurso “Encontre Meu Dispositivo”. Além disso, a PM reforça a utilização do aplicativo Celular Seguro BR, lançado pelo Governo Federal.

Fora o cuidado com os celulares, a polícia também orienta que os foliões saiam de casa apenas com o essencial, como documentos básicos e pouco dinheiro. Leve a carteira de motorista, ou RG, e evite documentos que não irá utilizar, como CPF e título de eleitor. Em caso de perda da carteira, você evita de refazer a 2ª via de diversos documentos. Em caso de furto, estelionatários podem usar seus registros para aplicar golpes.

Outras dicas

Para quem vai pular o Carnaval acompanhado dos pequenos, não esqueça de colocar uma identificação nas crianças. Pode ser um adesivo no peito ou uma pulseira contendo o nome do responsável e um telefone para contato.

Outra situação que também causa transtornos é a venda de ingressos falsos, principalmente em cidades com desfiles ou grandes eventos particulares. Compre-os sempre nos locais oficiais e evite comprá-los de “cambistas”.

Importunação sexual

Um recado especial para as mulheres. Carnaval é uma época de alegria e paqueras, mas o respeito deve sempre prevalecer. Se alguém lhe importunar, seja segurando no braço seja tentando forçar uma situação que você não quer, acione imediatamente a Polícia Militar. Importunação sexual é crime, com pena de 1 a 5 anos de reclusão.

Bebidas e direção

O deslocamento de ida e volta das festas também é um fator delicado de segurança. O clássico “se beber não dirija” nunca sai de moda! Além do táxi, algumas cidades dispõem também de aplicativos de transporte. A PMSC irá reforçar as operações Lei Seca no período para garantir a segurança das vias.

Por fim, como esse é um período de festa e descontração, muitas pessoas irão para os mesmos lugares, o que gera trânsito, demora no deslocamento e lentidão nas vias. Então, seja paciente, prudente e respeite as regras de trânsito. Não estacione em locais proibidos e não bloqueie o trânsito para aquela “paradinha rápida”. E também não fure filas. Desta forma, a PMSC pede aos foliões educação e o respeito. Eles ainda são os melhores companheiros da diversão.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.