Prefeitos devem atualizar dados de gestão ao TCE-AM até 30 de março

O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) informou aos gestores municipais que os questionários do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) 2025, referentes ao ano base de 2024, estão disponíveis no portal e-Contas no módulo IEGM e o prazo para preenchimento vai até 30 de março de 2025

Entre os dados solicitados, os gestores municipais devem responder a questões que cobrem áreas essenciais da administração pública, como educação, saúde, planejamento, gestão fiscal, meio ambiente, cidades e governança da tecnologia da informação.

Importante destacar que o processo de preenchimento deve ser realizado exclusivamente de forma digital, por meio do portal e-Contas, e que não será permitido o envio das informações por correspondência, e-mail ou outros meios de comunicação.

A presidente do TCE-AM, conselheira Yara Amazônia Lins, enfatizou a importância do compromisso dos gestores municipais no preenchimento correto dos questionários.

“A participação ativa dos prefeitos é essencial para garantir a transparência e a eficiência na administração pública. Ao fornecer informações precisas, os gestores contribuem diretamente para o aprimoramento das políticas públicas e para o controle social sobre a aplicação dos recursos”, afirmou a conselheira.

Além disso, o TCE-AM reforça que o correto preenchimento dos questionários é uma responsabilidade dos gestores municipais, que devem garantir que todas as informações sejam fornecidas dentro do prazo estipulado.

A transparência e o comprometimento com os processos de prestação de contas são fundamentais para o bom funcionamento da administração pública e o fortalecimento do controle social.

O processo de coleta de dados por meio do IEGM tem como objetivo aprimorar a gestão pública em todos os níveis municipais, servindo como ferramenta de monitoramento e avaliação para os gestores, além de possibilitar a identificação de áreas que necessitam de melhorias.

Leia Mais

  • Cenário imperfeito: Lula enfrenta pressão por mudança e desaprovação nos maiores colégios eleitorais
  • Setor logístico alerta: alta do frete vai intensificar inflação no AM e elevar custos do PIM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.