O aumento do biodiesel no diesel para 15% já tem data para acontecer, diz Alceu Moreira

O deputado federal, Alceu Moreira, presidente da Frente Parlamentar Mista do Biodiesel (FPBio), disse que o aumento da mistura deve acontecer na próxima reunião do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), em até 2 meses. A fala ocorreu durante o Seminário Agronegócio, realizado pelo LIDE.

Na semana passada, o governo brasileiro decidiu por manter a mistura obrigatória de biodiesel no diesel em 14% (B14), indo contra um aumento programado para 15% (B15), definido anteriormente para 1º de março. O governo alegou que a decisão foi realizada para conter o aumento dos preços depois alimentos.

“Isso deve acontecer [aumento da mistura], até porque os preços estão caindo. Na verdade, os preços do biodiesel só cresceu por dois fatores: uma redução do óleo de palma na Indonésia e safra frustrada no ano passado. Com essa grande safra de óleo, o preço vai se acomodar, até porque ele caiu 11% e vai crescer”, explicou.

  • Azul (AZUL4) tem prejuízo de quase R$ 4 bilhões do 4T24; o que fazer com as ações agora? Veja recomendação no Giro do Mercado de hoje:

O presidente da FPBio alegou ao governo federal que a decisão de manter a mistura não precisava ser tomada, porque os preços já estavam em queda.

“O governo defende que o preço continua alta no mercado, mas os valores continuam alto porque o supermercado tem estoque e precisa desovar esse estoque. Ele comprou por esse preço e vai vender assim que puder renovar o estoque, vender mais barato. Tudo isso foi explicado, mas nada foi resolvido. Acho que na próxima reunião do CNPE nós chegaremos ao B15, até porque o governo tem um compromisso com isso, é impossível negar”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.