Ed O’Brien (Radiohead) diz que música brasileira “preencheu vazio em sua alma” após a fama

Ed O'Brien, do Radiohead
Foto via Wikimedia Commons

A música brasileira é capaz de provocar as mais diversas reações nos inúmeros ouvintes dessa arte, e recentemente, Ed O’Brien compartilhou a mudança que as obras de artistas brasileiros provocaram em sua vida.

O guitarrista do Radiohead participou na última quarta-feira (19) da Semana Internacional de Música de São Paulo – SIM São Paulo, integrando o painel “Sem Clima, Sem Show”, em que foi debatido ao lado do líder indígena Francisco Piyãko e da cientista Luciana Gatti, a conexão entre música e emergência climática.

Durante o painel, O’Brien aproveitou o espaço para fazer um depoimento detalhado sobre como a música brasileira foi importante em sua vida após o sucesso alcançado por sua banda com o emblemático disco de 1997, Ok Computer. Ed apontou:

“Eu comecei a vir pra cá, comecei a gostar de música brasileira quando estávamos fazendo um álbum chamado ‘Ok Computer’. Nós nos tornamos muito populares, muito grandes, mas eu me sentia vazio. É uma história antiga. Você sabe, você acha que sucesso e todas essas coisas irão te preencher, preencher esse buraco na sua alma, na sua vida. E uma das coisas que realmente me ajudou foi a música brasileira.

Eu descobri isso quando conheci Jorge Ben, João Gilberto, Tom Jobim, Os Mutantes, Tropicália. E havia algo na música que vinha do coração. ‘Saudade’… e das melodias, e foi muito curativo. Então eu vim aqui, comecei a vir com minha esposa e eu tive uma experiência espiritual incrivelmente profunda em 2002. Do tipo, de me despertar. Eu me senti como se estivesse dormindo, eu acordei e nós continuamos voltando.”

Mudança de Ed O’Brien para o Brasil

O artista britânico ainda contou que após seus filhos completarem cerca de cinco, sete anos, ele comunicou ao Radiohead que faria uma pausa de sua participação na banda pois gostaria de ter “uma experiência vivendo num lugar incrível no Brasil”. Ele acrescentou:

“Então viemos para cá e as crianças foram para uma pequena escola. Eles não sabiam falar português, ninguém na escola sabia falar em inglês, mas você aprende por meio da brincadeira e da linguagem. E era tão lindo. E de repente nós estávamos…

Eu sou um garoto do interior, eu nasci no interior. Mas quando eu conheci minha esposa, ela morava em Londres. Quando as pessoas moram em Londres, elas não querem deixar Londres. Então eu vivi na cidade por 20 anos e estando de volta no campo, a mata atlântica, os pássaros, as borboletas, aquelas belas colinas verdes, as pedras, eu me senti vivo, de uma forma que eu não sentia há muito muito tempo. Eu me reconectei e então comecei a escrever e a fazer música.”

O resultado dessa fase de inspiração do músico no Brasil resultou em seu disco de estreia solo, Earth (2020). Uma de suas faixas se chamou “Brasil” e sobre o país, Ed declarou:

“Mas o Brasil é muito importante, porque acho que o Brasil é um lugar incrivelmente poderoso neste planeta, e eu não sei se vocês sabem disso. Mas eu acho que por causa do poder da natureza neste país, como se você tivesse os pulmões do mundo e a Amazônia é literalmente os pulmões e o poder e a maneira como tudo cresce. E a natureza, é como… isso desperta as pessoas. Tipo, se você é britânico, isso te desperta, abre seu coração. E foi isso que eu senti.”

O quão interessante seria se mais pessoas também enxergassem todo esse potencial do nosso país, não é mesmo?

Você pode conferir o depoimento completo de Ed O’Brien no vídeo abaixo.

O post Ed O’Brien (Radiohead) diz que música brasileira “preencheu vazio em sua alma” após a fama apareceu primeiro em TMDQA!.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.