Feira na Sepror reúne queijos premiados de Autazes e destaca produção artesanal

A Secretaria de Produção Rural do Amazonas (Sepror) realiza, no dia 28 de fevereiro, a edição especial da Feira do Queijo no Carnaval (Carna Pro Queijo), reunindo queijarias premiadas de Autazes. O evento acontecerá no estacionamento do Sistema Sepror, das 8h às 16h, e contará com a comercialização de 600 quilos de queijos artesanais.

A feira é organizada em parceria com a Associação dos Produtores e a Federação da Agricultura do Estado do Amazonas (FAEA), com o objetivo de expandir a presença dos queijos amazonenses no mercado nacional e internacional. Os produtos disponíveis terão Indicação Geográfica (IG) e o Selo Arte, que permite a venda em todo o país.

Entre os participantes estão a Queijaria D’Lourdes, premiada pela “Ricota de Búfala”, e a Queijaria Fazenda Água Verde, que conquistou medalha de prata na categoria “Queijo Coalho de Búfala”. Ambas são reconhecidas em competições nacionais e internacionais.

O secretário da Sepror, Daniel Borges, destacou o impacto da produção queijeira para o setor primário do Amazonas.

“São produtos vistos e apreciados em todo o país e que geram novos negócios para o nosso setor primário. Nossos queijos já ganharam prêmios e reconhecimento lá fora. A feira Carna Pro Queijo é uma oportunidade única para que os manauaras conheçam nossos queijos especiais”, afirmou.

O Governo do Amazonas tem investido no fortalecimento da produção de laticínios em municípios com potencial produtivo, incluindo programas de melhoramento genético e certificações sanitárias. O Selo Arte, concedido pela Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf), permite a comercialização dos produtos em todo o país, garantindo conformidade com as normas sanitárias.

A feira Carna Pro Queijo integra um movimento maior de valorização do queijo artesanal no Brasil, que tem sido impulsionado por eventos como a ExpoQueijo. O evento busca fortalecer a identidade do queijo brasileiro, promovendo a agricultura familiar e a geração de renda para produtores rurais.

*Com informações da assessoria

Leia mais:

  • Azul dá novo sinal de que fusão com a Gol pode prejudicar o interior do Brasil
  • Flávio Dino intima governo a investigar emendas Pix do setor de eventos
Adicionar aos favoritos o Link permanente.