Centro Cultural João Fona recebe exposição ‘Memórias do Carnaval em Santarém’


Exposição conta com elementos que foram recriados por artesãos que fizeram parte das escolas de samba. Exposição ‘Memórias do Carnaval em Santarém’
Roni Ayres / Agência Santarém
Como parte da programação de carnaval em Santarém, oeste do Pará, o Centro Cultural João Fona promove a exposição Memórias do Carnaval em Santarém. Partindo das memórias sobre os antigos carnavais, o projeto tem como objetivo proporcionar aos visitantes um resgate cultural e histórico. A exposição conta com adereços, fantasias e elementos que foram recriados por artesãos e pessoas que fizeram parte desse período marcado pelas escolas de samba no carnaval da cidade.
Até o dia 18 de março, das 8h às 18h, a exposição ficará disponível para visitação do público.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
Segundo o coordenador do Centro Cultural João Fona, Anderson Pereira, a atração deve reunir gerações, entre quem viveu aquela época e quem tem curiosidade de saber como era o carnaval de antigamente.
“É um desafio gratificante porque estamos trabalhando com a memória. A cada momento de pesquisa e da construção das ideias o projeto foi tocando no coração das pessoas que se envolveram e, principalmente, daquelas que estiveram presentes nestes momentos importantes do carnaval em Santarém. A ideia é fazer esse reencontro entre o passado e o presente para perpetuar a tradição do carnaval”.
Exposição ‘Memórias do Carnaval em Santarém’
Rony Aires / Agência Santarém
A atração principal é uma réplica de um carro alegórico, tendo como referências os carros alegóricos das primeiras agremiações carnavalescas. Essa instalação trará elementos e cores que remetem aos antigos carnavais, com uma decoração que levará o público visitante às memórias dos majestosos desfiles.
O público poderá interagir com a obra, para tirar fotos e registrar mais um momento saudoso que a instalação vai proporcionar. A obra, fruto da parceria entre Laurimar Leal e Renato Sussuarana, retrata o icônico enredo da Escola Ases do Samba de 1976. Através da memória e do talento, a arte saiu das fotografias e mais uma vez virou realidade.
“Aquele foi um dos primeiros carnavais realizados na Avenida Barão do Rio Branco, que tanto marcou a história dos carnavais. O carnaval de enredo, infelizmente acabou, mas temos a oportunidade de recontar um pouco de como era esse carnaval em Santarém e do quanto ele foi importante para a cultura, para os artesãos e artistas em geral”, destaca Renato Sussuarana.
Exposição ‘Memórias do Carnaval em Santarém’
Roni Ayres / Agência Santarém
Para o artista plástico Maelson Rocha, que trabalha há mais de 30 anos com carnaval, a exposição trouxe boas lembranças, dos grandes bailes e desfiles que ajudou a ornamentar.
“Costumo dizer que em Santarém não se fala de carnaval e arte se não falarmos de Renato Sussuarana e Laurimar Leal. É emocionante reviver tudo isso, passa um filme na cabeça. Eu vivi o carnaval de enredo no seu auge com enredos e arquibancadas lotadas e sou artista plástico autodidata e o carnaval foi uma grande escola. E estou aqui participando dessa exposição, ajudando a resgatar um pouco dessa história para as novas gerações”.
Exposição Memórias do Carnaval em Santarém
Data: 18/02 a 18/03
Horário: 08h às 18h
Local: Centro Cultural João Fona – Praça Barão de Santarém, Orla da cidade.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.