David Edward Byrd, criador do cartaz original do Woodstock, morre aos 83 anos

Documentário sobre o caótico Woodstock 1999 ganha trailer intenso
Reprodução / YouTube

Morreu no dia 3 de fevereiro, por complicações da COVID, o premiado artista gráfico David Edward Byrd, responsável pela criação do cartaz original do Woodstock, famoso festival de música que entrou para a história.

Byrd estava internado em um hospital de Albuquerque, no Novo México (EUA), após contrair pneumonia e, segundo informou o New York Times, posteriormente não resistiu ao diagnóstico de COVID. Ele tinha 83 anos.

Em sua carreira, David ajudou a promover bandas icônicas como KISS, Van Halen, Jimi Hendrix, que esteve no lendário Woodstock 69′, Grateful Dead e muitas outras. Em entrevista, Byrd lembrou que teve apenas um fim de semana para criar os designs para os pôsteres do álbum solo do KISS.

Com a ajuda de dois assistentes, um dos quais era o designer Arthur K. Miller, David entregou o projeto e disse na conversa (via Loudwire):

“Fizemos essa coisa de colisão – quer dizer, não consigo dizer o quão rápido tivemos que fazer essas pinturas grandes. [E] tivemos que fazer essas montagens de todos. E então eles tiveram que se interligar. … Arthur [K. Miller] conseguia realmente me imitar, então, eu podia fazer mais trabalho porque ele conseguia me copiar e eu o aperfeiçoava, o que é um segredo de ilustrador!”

Nos últimos anos, Bird estava recluso e você pode conferir ao final da matéria, logo após o pôster oficial do Woodstock 69′, uma de suas últimas fotos compartilhas no Instagram. Que ele descanse em paz!

Ilustrador do cartaz original do festival Woodstock morre nos Estados Unidos

David Edward Byrd também criou a arte para a turnê americana dos Rolling Stones em 1969, e a arte da capa do álbum Sally Can’t Dance (1974), de Lou Reed. Em 1971, ele ganhou um Grammy por seu trabalho na embalagem para a produção de Tommy (1969), do The Who, pela London Philharmonic Orchestra.

Mais tarde, Byrd produziu os pôsteres murais para os álbuns solo dos membros do KISS, em 1978, e trabalhou como diretor de arte para a turnê Fair Warning, do Van Halen, em 1981.

Prolífico, David ainda se tornou um funcionário criativo da Warner Brothers, o que incluiu o desenvolvimento dos personagens das franquias Looney Turnes e Hanna-Barbera, e a visualização da série de filmes da saga Harry Potter.

O post David Edward Byrd, criador do cartaz original do Woodstock, morre aos 83 anos apareceu primeiro em TMDQA!.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.