Produção industrial do Amazonas cresce 3,6% em 2024 e supera média nacional

A produção industrial do Amazonas registrou alta de 3,6% em 2024, segundo dados da Pesquisa Industrial Mensal Regional (PIM-Regional), divulgada nesta terça-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No comparativo entre novembro e dezembro, o crescimento foi de 4,3%, superando a média nacional, que teve retração de 0,3%.

Amazonas lidera crescimento em dezembro

O estado registrou o maior avanço mensal da produção industrial no país em dezembro de 2024, com crescimento de 4,3%, seguido por Espírito Santo (4,0%) e Pernambuco (3,9%). Já os piores desempenhos foram no Pará (-8,8%), Ceará (-6,8%) e Mato Grosso (-4,7%).

Na comparação com dezembro de 2023, a produção industrial amazonense cresceu 11%, a maior alta entre os estados analisados. Pernambuco (10,1%) e Mato Grosso (8,5%) também registraram crescimento, enquanto Rio Grande do Norte (-21,1%) e Mato Grosso do Sul (-10,9%) tiveram as maiores quedas.

Desempenho anual e setores em destaque

No acumulado do ano, o Amazonas ficou em oitavo lugar no ranking nacional, com alta de 3,6%. O melhor desempenho foi de Santa Catarina (7,7%), seguido por Rio Grande do Norte (7,4%) e Ceará (6,9%).

Entre os setores, a fabricação de máquinas e equipamentos cresceu 52,1%, liderando a expansão industrial do Amazonas. Também se destacaram as indústrias de produtos químicos (51,3%) e de máquinas, aparelhos e materiais elétricos (45,4%).

Por outro lado, houve quedas expressivas na fabricação de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (-72%), bebidas (-11,1%) e indústrias extrativas (-8,1%).

indústria do Amazonas,crescimento industrial,produção industrial,IBGE,Amazonas,Industria Amazonas 2024

Leia Mais

  • Mudança no ICMS não impacta diretamente o preço dos combustíveis, aponta Sefaz
  • Plano de Bioeconomia do AM avança com consultas públicas e amplia participação social
Adicionar aos favoritos o Link permanente.