Meta implementa Conta de Adolescente para proteger jovens no Instagram

A Meta iniciou a implementação da Conta de Adolescente do Instagram no Brasil, trazendo novas regras de segurança para jovens menores de 18 anos.

A medida inclui perfis privados por padrão, restrições de mensagens e maior controle sobre conteúdos sensíveis. Pais e responsáveis precisarão autorizar qualquer alteração que reduza as proteções para menores de 16 anos.

A mudança busca oferecer um ambiente mais seguro para adolescentes nas redes sociais, evitando interações indesejadas e exposição a conteúdos inadequados.

Além disso, a Meta propõe que lojas de aplicativos sejam responsáveis por verificar a idade dos usuários e exigir aprovação dos pais para downloads de adolescentes com menos de 16 anos.

A empresa reforça que já desenvolveu mais de 50 ferramentas para proteger adolescentes e oferecer suporte aos pais, investindo mais de US$ 20 bilhões desde 2016.

Com as novas diretrizes, adolescentes menores de 18 anos terão contas privadas automaticamente ao criar um perfil no Instagram.

Isso significa que novos seguidores precisarão de aprovação, e pessoas desconhecidas não poderão visualizar ou interagir com suas postagens.

As mensagens diretas também serão restritas, permitindo que os jovens recebam DMs apenas de pessoas que já seguem ou com quem possuem conexão prévia.

O controle de conteúdo sensível será reforçado, bloqueando a exibição de publicações que possam conter temas como violência, automutilação ou imagens sexualmente sugestivas nos Reels e no Explorar.

Além disso, adolescentes não poderão ser marcados ou mencionados por perfis que não seguem, e a funcionalidade Palavras Ocultas, que filtra mensagens ofensivas, será ativada automaticamente.

Para evitar o uso excessivo da rede social, o Instagram também implementou medidas como notificações para que o adolescente saia do aplicativo após 60 minutos de uso diário e o Modo de Descanso, que silencia notificações entre 22h e 7h e responde automaticamente a mensagens privadas.

Os pais que desejarem ter mais controle sobre a experiência digital dos filhos poderão ativar a Supervisão Parental, que permitirá monitorar com quem os adolescentes conversaram nos últimos sete dias, definir limites diários de tempo no Instagram e até mesmo bloquear o acesso à rede social em determinados períodos do dia.

A Meta defende que medidas como a verificação de idade em lojas de aplicativos devem ser implementadas globalmente para padronizar a segurança dos adolescentes nas redes sociais.

A empresa argumenta que diferentes plataformas possuem regras distintas, dificultando o controle dos pais e aumentando os riscos para os jovens.

Com a iniciativa, a Meta pretende não apenas aumentar a segurança no Instagram, mas também incentivar regulamentações mais rígidas para a proteção de adolescentes na internet.

A introdução da Conta de Adolescente será acompanhada de uma campanha de conscientização para pais e filhos, explicando as novas configurações e reforçando a importância de um ambiente digital seguro.

Leia mais:

  • Obrigatoriedade do extintor veicular pode movimentar R$ 47,7 milhões em Manaus
  • Desaprovação de Lula sobe para 51,4%, aponta pesquisa; segurança pública é principal preocupação
Adicionar aos favoritos o Link permanente.