IFRN lança edital com 3,5 mil vagas para cursos técnicos integrados ao ensino médio; veja cronograma


As oportunidades são para 22 campi, com ingresso no primeiro semestre letivo de 2025. Inscrições terão início no dia 5 de setembro. Campus do IFRN em Apodi
Alberto Medeiros/IFRN
O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) lançou um edital com 3.584 vagas para cursos técnicos de nível médio integrados ao ensino médio. As oportunidades são para os 22 campi da instituição, com ingresso no primeiro semestre letivo de 2025.
📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h desta quinta-feira (5) e se estendem até o dia 1º de novembro, através da Área do Candidato, disponibilizada no site da Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN (Funcern).
A inscrição tem uma taxa de R$ 50 e o prazo para solicitação da isenção desse valor se estende até o próximo dia 17 de setembro. Segundo o edital, o requerente deverá preencher um formulário disponível na Área do Candidato para formalizar a solicitação.
Clique aqui para ter acesso à íntegra do edital.
Veja cronograma
Processo seletivo
O processo seletivo será realizado através da aplicação de três provas: Língua Portuguesa (20 questões de múltipla escolha); Matemática (também com 20 questões de múltipla escolha) e Produção Textual escrita.
Conforme o Edital, o Cartão de Inscrição para a realização da prova estará disponível, na Área do Candidato, a partir do dia 14 de outubro. O Cartão indicará o local de realização das provas, que vão ocorrer no dia 20 do mesmo mês. O resultado final da seleção será divulgado no dia 20 de dezembro de 2024.
Bônus ProITEC
A pontuação final dos estudantes homologados e matriculados no ProITEC 2024 será utilizada no processo seletivo. Essa política aplica um percentual das notas obtidas nas provas de Língua Portuguesa, Matemática e Ética e Cidadania como bônus nas provas de múltipla escolha do Exame de Seleção.
O Bônus ProITEC será calculado com base em percentuais sobre a pontuação normalizada para 100 pontos. Para a prova de Língua Portuguesa e de Matemática, o bônus será de 4% da nota obtida. Já o bônus referente à prova de Ética e Cidadania será de 1%. Os bônus serão somados à nota obtida nas provas de múltipla escolha do Exame de Seleção.
Heteroidentificação
A autodeclaração de candidatos como negros ou indígenas no processo seletivo do IFRN será confirmada por meio de um procedimento de heteroidentificação, conduzido por uma comissão específica.
A operação ocorre de acordo com resolução específica, aprovada pelo Conselho Superior do Instituto (Consup/IFRN).
Os estudantes autodeclarados negros devem comparecer à Comissão Local de Heteroidentificação entre 2 e 9 de dezembro de 2024, onde preencherão e entregarão o formulário de autodeclaração e autorização de imagem.
Durante o procedimento, que será gravado para segurança e integridade, a pessoa candidata deverá confirmar sua autodeclaração, autorizar a gravação, mostrar o dorso das mãos e realizar movimentos para visualização dos perfis do rosto, além de assinar uma declaração de comparecimento.
O cronograma do processo seletivo pode ser consultado no edital.
Vídeos mais assistidos do g1 RN nos últimos 7 dias
Adicionar aos favoritos o Link permanente.