Ministra da Saúde destaca aumento de 102% em cirurgias no Amazonas

O Programa Estadual de Redução de Filas (PERF) registrou um aumento de 102% no número de cirurgias realizadas no Amazonas, segundo dados do Ministério da Saúde. O avanço foi mencionado pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, durante agenda em Manaus, nesta quarta-feira (05/02). Entre 2023 e 2024, os procedimentos passaram de 7.736 para 15.659, abrangendo cirurgias gerais, ginecológicas e oftalmológicas.

A iniciativa, aprovada em março de 2023, é conduzida em parceria com o Programa Nacional de Redução das Filas (PNRF), do Governo Federal.

“Eu fiquei muito feliz, quando verifiquei que houve o aumento dessas cirurgias, com essa parceria entre o Governo Federal e o Governo do Estado. Temos tudo para avançar e ampliar cada vez mais o acesso da população”, afirmou a ministra. Na Região Amazônica, o aumento foi de 60% em relação ao mesmo período do ano anterior.

De acordo com a secretária de Estado de Saúde (SES-AM), Nayara Maksoud, o crescimento no número de cirurgias reflete as ações implementadas para otimizar o atendimento.

“A fala da ministra Nísia Trindade comprova que estamos no caminho certo. E iniciamos 2025 com força total, para cumprir a determinação do governador Wilson Lima de reduzir filas de espera, tanto para especialidades, quanto para as cirurgias eletivas”, declarou.

Dados do Ministério da Saúde indicam que o número total de cirurgias eletivas no Amazonas subiu de 276.977, em 2022, para 308.605, em 2023. Desde o ano passado, a SES-AM intensificou programas voltados para procedimentos ortopédicos, ginecológicos e cardíacos.

Na área oftalmológica, o credenciamento de clínicas especializadas contribuiu para o aumento no número de procedimentos.

“A partir do momento em que nós organizamos a regulação de cirurgias, abrimos processos de trabalhos diferenciados, como a modalidade de credenciamento, que possibilitou a intensificação de cirurgias oftalmológicas”, explicou Nayara Maksoud. O credenciamento possibilitou a realização de mais de 12.800 cirurgias de catarata.

*Com informações da assessoria

Leia mais:

  • Belém em obras! Como a COP30 está transformando a capital paraense
  • Mais de 36% da frota de ônibus e micro-ônibus de Manaus circula de maneira irregular por não pagar IPVA
Adicionar aos favoritos o Link permanente.