Criança é ferroada por arraia ao procurar conchas às margens do Rio Amazonas no AP


Caso aconteceu na tarde desta quinta-feira (6), próximo à estátua de São José ao lado do Trapiche Eliezer Levy, em Macapá. Criança brincava ao entorno da estátua de São José quando foi ferroada por arraia
Erich Macias
Na tarde desta quinta-feira (6) uma criança de 11 anos foi ferroada no pé por uma arraia ao procurar conchas às margens do Rio Amazonas, na área próxima à estátua de São José ao lado do Trapiche Eliezer Levy, na orla de Macapá.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 AP no WhatsAp
Após a ferroada, o Corpo de Bombeiros Militar (CBM) foi acionado e a criança foi levada às pressas ao Hospital de Emergências de Macapá (H.E). A criança apresenta um quadro de saúde estável e segue sob cuidados na unidade.
O CBM informou que haviam mais quatro crianças que estavam brincando próximo ao local do acidente junto da vítima.
Orientações dos Bombeiros:
O surgimento do animal na região é comum na região amazônica e intensifica em períodos chuvosos. O capitão do CBM Anthony Duarte, disse ao g1 que o cuidado e atenção com estes animais deve ser dobrado ao adentrar o rio Amazonas ou andar pelas margens, pois os ferrões possuem um veneno que pode ser fatal.
“O Rio Amazonas tem uma água turva que te permite uma visibilidade boa. Então, o fato da pessoa estar caminhando ali numa área rasa que dá pra ver o fundo do rio, não é garantia de que não tenha nenhuma lá, porque além da visibilidade ser comprometida, tem também a cor da arraia que se assemelha muito com o sólido argiloso, com o mesmo do fundo do rio”, disse o capitão.
A recomendação é que ao entrar no rio, o banhista arraste o pé pelo solo, em caso de presença de arraia, o animal se desloca ao pensar se tratar de um predador fazendo um ataque.
O capitão dos bombeiros disse ainda que levantando o pé e pisando em cima do animal, o mesmo libera o mecanismo de defesa, projetando o ferrão.
Veneno do ferrão de uma arraia pode ser fatal
GETTY IMAGES via BBC
📲 Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, X (Twitter) e Facebook
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.