Fazendeiro é condenado à prisão por abandono de búfalas em Brotas, no interior paulista

O proprietário e administrador de uma fazenda em Brotas, no interior de São Paulo, foi condenado à prisão por abandonar centenas de animais, entre búfalas, cavalos e pôneis, e provocar a morte de diversos deles. A decisão da Justiça atendeu a denúncia do Ministério Público de São Paulo (MPSP).

O fazendeiro foi sentenciado no dia 22 de janeiro à pena total de 4 anos e 7 meses de prisão no regime inicial semiaberto, além do pagamento de multa — o valor não foi divulgado.

Segundo a denúncia, o réu se dedicava à produção de laticínios, mantendo centenas de búfalas leiteiras na fazenda. Contudo, a partir de 2021, ele perdeu interesse na atividade, o que provocou a destruição do curral onde os animais eram ordenhados. Mais tarde, 40% da fazenda foi arrendada por cerca de R$ 818 mil para produção de soja.

Presas por cercas elétricas, as búfalas ficaram ao menos 40 dias sem água, alimentos e cuidados. Ao menos 133 delas morreram enquanto diversas adoeceram, apresentando quadro de falência hepática e renal.

A conduta do denunciado afetou ainda cavalos e pôneis existentes na propriedade rural. ‘Todos estavam maltratados, magros, cansados e prostrados em virtude da omissão do denunciado em alimentá-los adequadamente’, diz a denúncia.

O nome do proprietário e da fazenda não foram divulgados, assim como o valor da multa.

Da Redação Na Rua News

Adicionar aos favoritos o Link permanente.