Santa Catarina prepara o 1º Simulado Estadual de Gestão de Desastres

Santa Catarina se prepara para um momento histórico na gestão de emergências. No dia 18 de maio, será realizado o 1º Simulado Geral de Gestão de Desastres, promovido pela Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SPDC). A iniciativa vai mobilizar equipes em todo o território catarinense para testar, na prática, a capacidade de resposta a situações críticas como enchentes, deslizamentos e outros desastres naturais.

Apesar da relevância do evento, a adesão dos municípios ainda é considerada baixa. As inscrições seguem abertas até o dia 16 de maio, e a participação das cidades é considerada fundamental para fortalecer os protocolos de atuação e aprimorar o trabalho conjunto entre Estado e municípios.

“O simulado é uma oportunidade ímpar para fortalecer a preparação do sistema estadual de proteção. A adesão dos 295 municípios é essencial para que possamos salvar vidas”, reforça o Secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, Mário Hildebrandt.

O exercício será realizado das 8h às 17h, com atividades que incluem a evacuação de moradores de áreas de risco, montagem de abrigos temporários, cadastramento de famílias, distribuição de itens essenciais e ações de orientação à população.

Participarão do simulado todos os Grupos de Ações Coordenadas (GRACs), as Coordenadorias Regionais da Defesa Civil, além de órgãos estaduais, federais e voluntários. Além de testar a resposta emergencial, o evento servirá para atualizar cadastros populacionais e reforçar ações de conscientização sobre prevenção de desastres.

Desde janeiro, os municípios catarinenses foram convidados a integrar suas equipes ao exercício. Com a proximidade da data, a Secretaria de Estado reforça a importância da participação. Segundo a Defesa Civil, o sucesso do atendimento a desastres depende da capacidade de articulação entre os entes locais e estaduais.

*Com informações SPDC *Foto: Airton Fernandes

Adicionar aos favoritos o Link permanente.