“Papa Francisco perdoa Tom Zé”: relembre canção de ícone da música brasileira com O Terno

Reprodução/YouTube

Hoje, o mundo inteiro está se despedindo de Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco.

O primeiro papa latino-americano da história partiu aos 88 anos, no dia seguinte à Páscoa, depois de deixar um legado transformador na Igreja Católica e nesse sábado está acontecendo o seu sepultamento.

Entre as homenagens ao líder religioso, algumas pessoas lembraram da música “Papa Francisco, perdoa Tom Zé”, composta pelo talentoso Tim Bernardes em parceria com o lendário Tom Zé.

A música surgiu após o artista baiano iconoclasta, conhecido por suas provocações, ter sido criticado nas redes sociais por gravar a locução de um comercial da Coca-Cola. Pessoas que se diziam admiradores de Zé, apontaram que o músico não deveria atrelar sua imagem à de uma multinacional.

Em resposta, Tom Zé lançou Tribunal do Feicebuqui em 2013, um dos EPs mais geniais da década, que contou com parcerias com o próprio Terno e só foi disponibilizado nas plataformas digitais em 2021.

O encontro entre Tom Zé e O Terno

Entre as três faixas presentes no EP, está a marchinha carnavalesca “Papa Francisco Perdoa Tom Zé”, canção escrita em apenas 24 horas e gravada com a leveza típica da banda, que recorre ao personagem da canção “Alegria, Alegria”, de Caetano Veloso.

O tema foi proposto por Tom Zé, que pediu a Tim Bernardes: “Você bem que podia escrever uma música pedindo ao papa para me perdoar”. Ao ser questionado pelo TMDQA! em uma entrevista realizada em 2021, se o Papa Francisco já havia o perdoado, Tom Zé declarou: “Não há dúvida. O Papa é tomzezista e não abre”.

Em 2013, os jovens integrantes do O Terno apresentaram a canção gravada em parceria com Tom Zé no quadro “TMDQA! Apresenta”, compartilhado em nosso canal do YouTube. Confira no player abaixo.

O post “Papa Francisco perdoa Tom Zé”: relembre canção de ícone da música brasileira com O Terno apareceu primeiro em TMDQA!.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.