Conheça a história do primeiro VW Fusca Belga lançado

O Garagem360 te convida para voltar no tempo. Logo abaixo, você conhecerá os principais detalhes da história do primeiro VW Fusca Belga. Vamos juntos? 

O início de tudo 

VW Fusca Belga - Imagem gerada por IA - Foto: Garagem360
VW Fusca Belga – Imagem gerada por IA – Foto: Garagem360
  • 1805 – A história da D’Ieteren tem início em Bruxelas, quando Joseph-Jean D’Ieteren funda uma oficina especializada na construção de carruagens.
  • Final do século XIX – A empresa começa a adaptar suas habilidades para atender a nova demanda automotiva, fabricando carrocerias para automóveis.
  • 1897 – Neste período, D’Ieteren já tinha iniciado a produção de estruturas para veículos motorizados.
  • 1929 – A companhia se torna pública e passa a negociar ações na Bolsa de Bruxelas.

A expedição histórica 

  • 6 de outubro de 1950 a 8 de janeiro de 1951 – Pierre D’Ieteren lidera uma expedição ao Congo Belga com um Fusca e uma Kombi, demonstrando a robustez dos veículos da Volkswagen em uma jornada de mais de 24 mil km. A viagem ganha destaque com fotos publicadas no livro Images du Souvenir.

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Unidade inédita 

  • 1º de setembro de 1948 – Começam as obras de uma nova unidade fabril em Vorst, região de Bruxelas.
    1950 – A unidade inicia a montagem de modelos Studebaker a partir de kits importados.
    1948 – Pierre D’Ieteren fecha contrato com a Volkswagen para importar veículos da marca para a Bélgica.

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A primeira unidade 

  • 14 de abril de 1954 – Primeira unidade do VW Fusca é montada em Vorst, marcando o início de uma produção que duraria 21 anos e ultrapassaria 1,1 milhão de unidades.
    3 de agosto de 1956 – A fábrica celebra a montagem do 25.000º Fusca, um modelo branco da versão 1200.

O serviço de aluguel de carros 

  • 1956 – Surge o serviço de aluguel de veículos “Dit’Rent-a-Car”, com uma frota formada por VW Fuscas montados localmente.
    1958 – A empresa americana Avis adquire a operação de aluguel de veículos da D’Ieteren.

Produção a todo o vapor 

  • 13 de maio de 1960 – Produção do 100.000º Volkswagen é comemorada na fábrica de Vorst.
    1967 – A planta atinge o marco de 500.000 veículos fabricados.
    1970 – A produção já acumulava mais de 835 mil veículos, incluindo quase 800 mil unidades do Fusca.

Momento históricos do Fusca 

  • 1974 – Aqui, temos um marco histórico. A montadora chegou ao milionésimo Fusca da fábrica.
    1975 – Última unidade do modelo (número 1.143.464) é produzida, encerrando o ciclo do Fusca na Bélgica.

Mudanças na fábrica 

  • 2006 – Com o fim da produção do Golf na unidade, a Volkswagen propõe uma transição para a fabricação de modelos da Audi, condicionada a acordos trabalhistas e apoio estatal.
    2007 – A fábrica muda de nome e passa a se chamar Audi Bruxelas, iniciando a produção do Audi A1.

Encerramento das atividades 

VW Fusca Belga - Imagem gerada por IA - Foto: Garagem360
VW Fusca Belga – Imagem gerada por IA – Foto: Garagem360
  • 28 de fevereiro de 2025 – Após 76 anos de operação, a unidade de Bruxelas encerra suas atividades, marcando o fim de uma era na indústria automotiva belga. A produção é transferida para o México.

E você, o que achou da história do primeiro VW Fusca Belga? Comente e compartilhe a sua opinião com outros leitores do Garagem360. 

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