Volkswagen T-Cross trocará de plataforma e ganhará motorização híbrida

A nova geração do utilitário esportivo compacto Volkswagen T-Cross está prevista para 2027 e será produzida em São Bernardo do Campo, na região do ABC paulista. O desenvolvimento já começou, com protótipos rodando disfarçados sob carrocerias do irmão maior, o Taos.

O novo T-Cross utilizará a mesma arquitetura do Taos, que está passando por atualizações por parte do fabricante. Essa nova versão da plataforma, chamada de MQB Hybrid, faz parte do investimento de R$ 16 bilhões programado até 2028, segundo informações publicadas com exclusividade pela Autoesporte.

Apesar de compartilhar a base com o Taos, o T-Cross 2027 manterá as proporções de um SUV compacto. Como o processo de construção das primeiras mulas de teste é quase artesanal — por ainda não existirem moldes ou ferramentais definitivos — a expectativa é que os primeiros protótipos híbridos sejam finalizados apenas no segundo semestre de 2025.

Volkswagen T-Cross Comfortline azul de traseira em um gramado com uma casa ao fundo
Volkswagen T-Cross Comfortline [Auto+ / João Brigato]

Um novo Volkswagen T-Cross

O SUV de segunda geração será o primeiro de dois modelos híbridos flex a serem feitos em São Bernardo do Campo. O segundo será a nova geração do Volkswagen Nivus. Os lançamentos estão previstos, respectivamente, para 2027 e 2028.

A produção será transferida de São José dos Pinhais (PR) para a planta de Anchieta, que é a única unidade preparada para trabalhar com veículos equipados com baterias de alta tensão — uma exigência da nova motorização híbrida.

Volkswagen T-Cross Comfortline azul de trás em um gramado com uma casa ao fundo
Volkswagen T-Cross Comfortline [Auto+ / João Brigato]

Ainda segundo a Autoesporte, o T-Cross 2027 poderá oferecer versões com sistema híbrido leve de 48 volts (MHEV) e também configurações com conjunto híbrido completo (HEV). Este último estreará em breve no SUV-cupê T-Roc na Europa. A marca baseará todos os conjuntos no motor 1.5 TSI Evo2, que será produzido localmente em São Carlos (SP).

Esse propulsor 1.5 Evo2 permitirá a aplicação de diversos tipos de eletrificação nos modelos nacionais da marca. Com a nova plataforma, o T-Cross também poderá crescer em tamanho e se aproximar das dimensões do T-Roc europeu, que mede 4,30 metros de comprimento e 2,65 metros de entre-eixos.

Volkswagen T-Cross Comfortline azul de frente em um gramado com uma casa ao fundo
Volkswagen T-Cross Comfortline [Auto+ / João Brigato]

Quais são as suas expectativas para o novo Volkswagen T-Cross? Se você é dono ou ex-proprietário, compartilhe sua experiência nos comentários!


O post Volkswagen T-Cross trocará de plataforma e ganhará motorização híbrida apareceu primeiro em Auto+ TV.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.