
O Governo do Amazonas está finalizando a implantação de um novo serviço para facilitar o acesso da população à saúde: o atendimento por Telessaúde.
A iniciativa faz parte do programa Saúde AM Digital e tem como principal objetivo reduzir o tempo de espera por consultas e exames agendados pelo Sistema de Regulação (Sisreg).
Com a nova modalidade, os pacientes poderão ser atendidos de forma virtual, sem precisar enfrentar filas ou longos deslocamentos.
As consultas e exames poderão ser realizados em salas específicas montadas em policlínicas e Centros de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAICs) da rede estadual, ou até mesmo pelo celular ou computador, diretamente de casa.
Na Policlínica Codajás, na zona sul de Manaus, o governador Wilson Lima vistoriou nesta terça-feira (9/4) a instalação das primeiras salas de Telessaúde, que estão em fase final de preparação. Segundo ele, a meta é garantir que nenhum paciente espere mais de 15 dias para ser atendido.
“Estamos na semana final para lançarmos esse sistema. Nós já estamos com a atendente virtual para marcação de consultas, inclusive consultando os pacientes com a opção de atendimento através da Telessaúde.”, afirmou o governador.
A Telessaúde é a segunda fase do Saúde AM Digital, lançado em fevereiro. A primeira etapa implantou uma assistente virtual com inteligência artificial, que envia mensagens aos usuários do Sisreg com informações sobre o agendamento de suas consultas ou exames.
Segundo a secretária de Estado da Saúde, Nayara Maksoud, a meta é diminuir a fila das especialidades com maior demanda, com mais agilidade e qualidade no atendimento.
Leia Mais:
- Eleições 2026: conheça os números da mais nova pesquisa realizada em Manaus
- Bioeconomia ganha força no Amazonas com plano estadual e ações nos 62 municípios
- Fundo Amazônia destina R$ 39 mi para produção e comércio sustentável no interior do Amazonas