
Ana Luiza Silva dos Santos de Jesus, de 19 anos, foi ao mercado e retornava para casa quando foi baleada, no bairro da Engomadeira. Estudante morre após ser atingida por bala perdida durante confronto entre PMs e suspeitos
A estudante Ana Luiza Silva dos Santos de Jesus, de 19 anos, retornava do mercado e ia assistir o jogo do Bahia com a família quando foi atingida por balas perdidas, durante um confronto entre policiais militares e homens armados, no bairro da Engomadeira em Salvador. A jovem não resistiu.
O caso aconteceu na tarde de domingo (13). Segundo boletim registrado pelos policiais militares envolvidos na troca de tiros, os agentes faziam rondas no final de linha da Engomadeira, quando foram recebidos a tiros por suspeitos que viram a viatura se aproximar.
Jovem morreu após ser baleada em confronto entre PMs e suspeitos na Bahia
Reprodução/Redes Sociais
Ainda conforme registro divulgado pela Polícia Civil, houve revide e, durante a perseguição, a jovem foi encontrada caída em um beco. Ela chegou a ser socorrida pelos militares e foi levada para o Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), mas não resistiu.
Homem morre após troca de tiros com policiais militares no interior da Bahia
A versão da Polícia Militar é confrontada pelos relatos de moradores e da família de Ana Luiza, que afirmam que os policiais chegaram no local atirando.
“Ele desceu atirando, não sei em quem. Não sei tinha vagabundo, mas independentemente, não é certo entrar na rua cheia de cidadãos de bem, atirando”, disse um familiar que preferiu não revelar a identidade.
“Pegaram ela como se tivesse pegando um vagabundo, jogando na mala [da viatura]. Falta de respeito”, afirmou.
Jovem é atingida por bala perdida após confronto entre PMs e suspeitos na Bahia
O corpo de Ana Luiza será sepultado na tarde desta segunda-feira (14), no Cemitério Terceiro da Ordem de São Francisco, em Salvador.
Após a ação policial, moradores fizeram um protesto na Estrada das Barreiras, via que dá acesso ao bairro. Além de colocar fogo em objetos na pista, os manifestantes esvaziaram e atravessaram dois ônibus que passavam pelo local. Eles faziam as linhas 1249 – Jardim Santo Inácio x Iguatemi e 1211 – Tancredo Neves / Terminal Acesso Norte x Barra. Ninguém ficou ferido.
Policiais e bombeiros militares foram acionados para atuar na região e apagar as chamas. A rua foi liberada no início da noite, porém os ônibus deixaram de circular na região.
LEIA MAIS:
Troca de tiros com suspeitos termina com PM ferido e viaturas cravadas de balas na Bahia
Confronto com PMs termina com três suspeitos mortos em pousada de destino turístico da Bahia
Pouco depois, um novo protesto foi seguido de outra intervenção policial, com uso de escudos, bombas de efeito moral e balas de borracha. Imagens divulgadas nas redes sociais mostram o embate. Nas imagens, os manifestantes correm depois da ação da PM. [Assista abaixo]
Policiais atiram e disparam bombas de efeito moral após protesto por morte de jovem na BA
O g1 pediu nota sobre o segundo protesto para a PM, mas não teve retorno até a última atualização desta reportagem.
Ainda em nota, a Polícia Civil informou que buscas foram iniciadas para localizar os criminosos. No entanto, ninguém foi preso.
Ônibus desviados
Moradores atravessaram ônibus após morte de jovem em Salvador
Arquivo Pessoal
Em nota, a Secretaria de Mobilidade (Semob) informou que as linhas que operam na Estrada das Barreiras tiveram os itinerários mudados para desviar da entrada do bairro após o protesto.
Os coletivos seguem para a rotatória do Hospital Juliano Moreira Silveira Martins, na Avenida Edgar Santos, sentido Cabula 6, depois Estrada da Cachoeirinha, onde continuam o itinerário.
Ainda conforme a pasta, agentes da Semob e prepostos da Integra acompanham as alterações no serviço de transporte da região. Não há previsão ainda da retomada do serviço.
Jovem morreu após ser baleada durante confronto entre PMs e suspeitos em Salvador
Reprodução/TV Bahia
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 Bahia e TV Bahia