Gramado atrai 7 mil visitantes na Páscoa com passeio em fábrica de chocolate e caça a ovos


Cidade da Serra Gaúcha tem ruas enfeitadas e programação dedicada para famílias. Gramado, RS, se transforma para a Páscoa
Na Serra Gaúcha, a cidade de Gramado espera setecentos mil visitantes para celebrar a Páscoa. O encantamento toma conta das ruas e contagia os turistas em mais uma temporada de festa.
“É um momento mágico para ele, com certeza vai ficar na memória dele, com toda a família aqui também. Então Gramado já fica no coração e na memória”, diz Bernard Teixeira, administrador.
Em abril, a cidade do Natal Luz se enche de ovos e coelhinhos. E a fila, nesta época, é para abraçar o Pascoalino
“Foi muito legal, gostei bastante”, disse Carolina Scarmin, de 8 anos.
Na capital nacional do chocolate artesanal, até o ônibus tem ares de guloseima. O passeio temático passa por fábricas de chocolate e o público participa até de uma caça aos ovos.
“Ah, foi muito legal, até ganhei um ovo de Páscoa antes da Páscoa”, brincou Felipe Bastos Barbosa, de 7 anos.
Uma paradinha em um hotel também faz parte do roteiro. Além das suítes darem água na boca e as famílias podem fazer o próprio doce.
O engenheiro civil, Felipe Gontow, fala sobre a experiência: “Ver a carinha dele [seu filho] assim se realizando, brincando e aprendendo um pouquinho com o chocolate foi muito legal”.
Uma experiência que contagia até quem está trabalhando. Biel Santos, chefe confeiteiro, contou:
“A gente vê o brilho dos olhos dos pais e das crianças que saíram daqui. Não é só fazer uma receita. É unir família, unir amigos, então aqui a gente proporcionou e, para mim, está sendo algo formidável.”
Para além da magia da Páscoa, o chocolate também movimenta a economia. São vinte e oito fábricas que empregam mais de dois mil funcionários em Gramado. Neste ano, a produção cresceu 10% e atingiu 700 toneladas.
Para driblar a alta do cacau e manter o preço dos ovos de Páscoa, as fábricas de Gramado criaram linhas com produtos menores, mas que preservam a qualidade artesanal. O diretor industrial, Francisco Marcon, explica:
“Um ovo que antes tinha 250 gramas, hoje está com 160 gramas, né. Então a gente teve que abrir mão desse volume para conseguir ter o produto em linha. [É] exatamente o mesmo percentual de cacau que a gente teve aí historicamente dentro da Lugano está mantido no nosso produto.”
Das barrinhas mais baratas até o ovo banhado em folha de ouro comestível, o que não faltam são delícias e boas lembranças para levar para casa:
“Chocolate, animação, a diversão, eu gosto de tudo”, contou Maria Ester Andrade Marques, de 7 anos.
Gramado atrai 7 mil visitantes na Páscoa com passeio em fábrica de chocolate e caça a ovos
TV Globo
Adicionar aos favoritos o Link permanente.