O restaurante chinês The Jin Gu, situado no distrito de Usera, em Madri, foi interditado após a polícia descobrir uma série de irregularidades sanitárias, incluindo o uso de pombos no lugar de pato laqueado nos pratos servidos aos clientes. A denúncia levou agentes da Polícia Municipal a realizarem uma inspeção no local em 25 de março, mas os detalhes do caso só vieram a público em 9 de abril, conforme noticiado pelo jornal El Mundo.
Durante a vistoria, os policiais encontraram 300 quilos de alimentos estragados, carnes penduradas em varais, infestação de baratas, armadilhas para ratos e pombos mortos. Os investigadores acreditam que as aves eram capturadas nas ruas, mortas de forma cruel e preparadas para consumo como se fossem pato, prato típico da culinária chinesa.
A situação da cozinha era alarmante: havia forte odor de frutos do mar em decomposição, grande acúmulo de gordura nas superfícies e panelas enferrujadas espalhadas pelo chão. Uma área escondida foi descoberta atrás de uma estante no banheiro adaptado para pessoas com deficiência. Nesse cômodo secreto, a polícia encontrou oito freezers com alimentos sem identificação, sem controle de temperatura, além de sinais de ferrugem e embalagens com coloração suspeita. Essa sala não constava no projeto oficial do restaurante.
Além da questão sanitária, foram detectadas outras irregularidades, como extintores mal posicionados e portas de emergência bloqueadas. No total, mais de uma tonelada de produtos impróprios para consumo foi apreendida, e o restaurante The Jin Gu foi interditado. O proprietário está sendo investigado por crimes contra a saúde pública, a fauna e flora, além de violar os direitos do consumidor.
#snctvnews #espanha