A foto é histórica: retrata a primeira diretora da escola e a atual gestora. Lilina Fernandes Lima é “só” dez anos mais nova em relação ao colégio – fará 90 em setembro. Por ocasião do centenário, a educadora, que foi a primeira diretora nomeada quando da transformação em Escolas Reunidas, por volta de 1964, voltou à unidade para uma conversa com estudantes e para conhecer a atual estrutura e a equipe, liderada por Joelma Rocha.
“Estar junto com alunos, fico até emocionada. Bate uma saudade do tempo que eu tinha estudantes à minha frente, sob minha responsabilidade”, confessou a educadora, nomeada para a escola de Cabeçuda como professora em 1955 e onde permaneceu até se aposentar – é preciso registrar que a tarefa de ensinar foi mantida em família: a filha Tecla se tornou professora e também lecionou no Saul Ulysséa.
- VEJA TAMBÉM: jornal impresso comemorativo aos cem anos da escola Saul Ulysséa.
- CONFIRA: Trajetória de escola começou em salas alugadas
- O PATRONO: Conheça a história do lagunense que dá nome à escola de Cabeçuda
Professora de ensino primário (equivalente aos anos iniciais de atualmente), a ex-diretora lembra que em sala de aula, os alunos eram separados em meninos e meninas, mas todos aprendiam ao mesmo tempo.
Na conversa, dona Lilina contou uma curiosidade, inimaginável aos dias atuais: a professora morava na escola.
Questionada sobre ter sido a primeira gestora do colégio de Cabeçuda, ela diz que a missão foi encarada com empenho, recorda a ex-gestora.

“Foi uma experiência boa, sempre me esforcei para fazer o melhor pela escola, pelos alunos e pela comunidade”.
Lilina revela que caminhar pelas dependências do colégio e ver jovens estudando lhe acende a nostalgia, mesmo que a escola não conserve nenhuma característica do passado – antes da construção da nova sede, o colégio passou por ampliação nos anos 80.
“Hoje é uma escola grande, bonita, bem conservada”, avaliou, para depois, aconselhar: “Professores trabalhem com amor, se dediquem bastante.Não trabalhem por interesse próprio, mas pelo bem dos jovens”.
“Nas palavras de dona Lilina compreendemos as muitas mãos que contribuíram deixando um pouco de si ao longo das muitas gerações que por aqui passaram e formaram-se, levando consigo a certeza de que novos capítulos começam, mas as páginas escritas aqui permanecem gravadas para sempre, moldando o que somos e o que seremos”, comenta a aluna Maria Isabel Silva.
Conheça os diretores da escola
Segundo a escola, essa é a lista:
- Lilina Fernandes
- Maria de Lourdes Barreto
- Selma Quirino
- Terezinha Lima
- Marizete Viana
- Lenir Medeiros
- Enadir Cabral
- Maria de Fátima Sousa
- Ronaldo Souza
- Rosimari Buffara
- Edna Raquel Vieira
- Rosane Duarte
- Margareth Fernandes
- Gláucia Guedes
- Iliomar Bittencourt
- Joelma Rocha (atual)

Esta matéria fez parte da edição impressa comemorativa aos cem anos da escola Saul Ulysséa, publicado no Jornal Agora Laguna.