Bancada do Sul da Alesc vai cobrar solução imediata do governo federal para a BR-101, em Morro dos Cavalos

Na tarde desta terça-feira, 8, a Bancada do Sul da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) se reuniu de forma extraordinária para discutir a segurança e a infraestrutura da BR-101, especialmente no trecho crítico de Morro dos Cavalos, em Palhoça, na Grande Florianópolis. O encontro resultou na aprovação de uma moção ao governo federal, solicitando uma solução imediata para o problema, além de uma audiência com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e com o ministro dos Transportes, Renan Filho, para tratar especificamente dessa questão.

O acidente ocorrido no último domingo (6), quando um caminhão carregado com etanol tombou e pegou fogo, deixando cinco pessoas feridas e mais de 20 veículos incendiados, trouxe à tona novamente os riscos da região. O acidente reflete a urgência de solução que aumente a segurança no local, o que aliás vem sendo discutido há anos. O assunto predominou na Sessão que

O presidente da Alesc, deputado Julio Garcia (PSD), destacou durante a reunião que desde sua posse alerta para o déficit em infraestrutura que Santa Catarina enfrenta, principalmente no que diz respeito ao escoamento da produção e à segurança das pessoas. “O grande problema de Santa Catarina será a infraestrutura. O escoamento da produção será prejudicado, e a vida das pessoas também, se não tivermos providências”, afirmou Garcia, reafirmando a importância de ações concretas para melhorar as condições das rodovias no estado.

Tiago Zilli (MDB), coordenador da Bancada do Sul, destacou que o acidente de domingo não foi um evento isolado. “Todo mundo sentiu na pele o que ocorreu no Morro dos Cavalos, e não foi a primeira vez. A solução para esse problema é necessária por uma questão de segurança e infraestrutura. Não podemos continuar trancando o estado a cada problema que surge”, afirmou Zilli, referindo-se à frequência dos acidentes e à necessidade urgente de uma solução.

Os deputados Rodrigo Minotto (PDT), José Milton Scheffer (PP), Volnei Weber (MDB) e Pepê Collaço (PP, também participaram da reunião e votaram favoravelmente à moção.

Uma das alternativas discutidas é a construção do túnel, projeto que já conta com licença ambiental e está pronto para ser executado. A comunidade indígena local também apoia a obra.

A mobilização em torno da BR-101 no trecho de Morro dos Cavalos não é novidade e a iniciativa da Bancada do Sul deverá receber o apoio de todos os demais parlamentares. A moção será votada em Plenário nesta quarta-feira (9).

Adicionar aos favoritos o Link permanente.