Seduc impulsiona educação com pós-graduação para professores da rede estadual de Manaus e Iranduba

Seduc-AM,Ufam,educação,qualificação,Governo do Amazonas

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-AM), em parceria com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), abriu edital para uma nova pós-graduação voltada a professores da rede estadual de Manaus e Iranduba.

O curso, intitulado Educação para a Compreensão e Equidade em Ciências, é exclusivo para docentes da Seduc e tem como objetivo ampliar a qualificação na área de ciências, com foco em inclusão e equidade.

Ao todo, são oferecidas 40 vagas, sendo 20 para professores de Manaus e 20 para Iranduba. Cada município terá 15 vagas regulares e 5 vagas suplementares, destinadas a candidatos autodeclarados negros, indígenas, quilombolas ou pessoas com deficiência, conforme previsto no edital.

Podem participar do processo seletivo os professores do quadro efetivo (com prioridade) ou temporário da Seduc que tenham diploma em Biologia, Física ou Ciências Naturais e que estejam ministrando essas disciplinas na rede estadual de ensino dos dois municípios.

O curso terá carga horária de 405 horas, das quais 375 serão em encontros presenciais aos sábados, nos turnos da manhã e da tarde, e 30 horas em atividades presenciais ou remotas.

A iniciativa faz parte do Acordo de Cooperação Técnica firmado entre as duas instituições e integra o Programa de Especialização Docente (PED Brasil), adaptado à realidade da região amazônica. As inscrições devem ser feitas entre os dias 8 e 14 de maio de 2025, exclusivamente por meio deste formulário eletrônico.

A lista de inscrições homologadas será divulgada conforme cronograma previsto no edital. Para mais informações, os candidatos devem consultar o Edital nº 019/2025, disponível no site da Propesp/Ufam.

Confira o edital na íntegra:

EDITAL N. º 019-2025-PROPESP-UFAMBaixar

Leia Mais:

  • Veículos só serão responsabilizados por desinformação em caso de comprovada má-fé, diz STF
  • Em quatro anos, União aumentou repasses ao Fundeb de Manaus em 56%, alcançando R$ 3 bilhões
  • OAB quer mudar critérios para escolha de advogados em vagas do quinto constitucional
Adicionar aos favoritos o Link permanente.