
Logo no início de 1992, o Nirvana chegou ao topo das paradas com o aclamado Smells Like Teen Spirit. Naquela época, era impossível negar: o Grunge – e por consequência o Rock – estava em seu grande momento da década, com uma ascensão meteórica que abriu espaço para uma legião de novos sons.
Praticamente uma resposta ao cenário mais clássico dos Anos 80, o movimento Grunge trouxe toda uma estética consigo que viria a ser conhecida não só pelo Nirvana, mas também por nomes como Blind Melon e Alice in Chains, que tiveram lançamentos muito relevantes em 1992.
Também naquele ano, entretanto, outras vertentes do Rock também ganhavam força. O R.E.M., por exemplo, dava uma nova cara ao Rock Alternativo, enquanto o Rage Against The Machine aproveitava a popularidade em crescimento do Rap para fundir o gênero com elementos de Rock e Metal e criar uma sonoridade única.
No meio tempo, claro, sons mais radiofônicos e de outras vertentes também chamaram atenção – e alguns hits atemporais surgiram, como o que dá início a esta nossa lista de clássicos inesquecíveis de 1992. Veja a seguir!
Sade – “No Ordinary Love”
Começamos a lista com um clássico das rádios. “No Ordinary Love” foi uma das faixas que ajudou a transformar Sade em uma cantora atemporal, com sucessos que unem pais e filhos em suas sessões de música. Lançada em Setembro de 1992, a faixa também ajudou a popularizar a sonoridade do Trip Hop, explorada de forma mais experimental por nomes como Massive Attack.
Blind Melon – “No Rain”
A era do Grunge foi responsável por uma série de one-hit wonders, mas poucos tinham tanta qualidade como o Blind Melon. “No Rain” virou um hino da época, e é uma daquelas músicas que te transporta diretamente para tempos mais simples. Como já falamos por aqui, no entanto, a banda ia muito além do seu maior sucesso, seja pelo emblemático vocalista Shannon Hoon ou pelas composições ousadas, e vale a pena ouvir melhor!
R.E.M. – “Everybody Hurts”
Considerado por muitos como o melhor disco de 1992, Automatic for the People foi uma virada de chave na carreira do R.E.M.. A banda foi responsável por moldar a nova era do Rock Alternativo, especialmente em sua vertente mais Pop – e um dos principais exemplos disso foi justamente “Everybody Hurts”, canção que emociona qualquer um, dos jovens aos idosos!
Alice in Chains – “Would?”
Se 1991 viu Nirvana e Pearl Jam lançarem seus discos mais importantes das carreiras, no ano seguinte foi a vez do Alice in Chains subir o nível do Grunge com Dirt. O álbum traduzia melhor do que nunca a escuridão que cerceava o estilo musical, soando mais pesado do que praticamente tudo daquela cena ao mesmo tempo em que faixas como “Would?” eram irresistíveis de cantar junto.
Rage Against The Machine – “Killing in the Name”
Para fechar a lista com chave de ouro, é claro que o Rage Against The Machine não poderia ficar de fora. Foi em 1992 que o grupo de Tom Morello e Zack de la Rocha lançou seu primeiro disco de estúdio, responsável simplesmente pelo sucesso “Killing in the Name” – entre outros grandes clássicos, é claro. Hino de uma geração rebelde!
OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO
Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!
O post Clássicos: 5 músicas inesquecíveis que foram lançadas em 1992 apareceu primeiro em TMDQA!.