Três cidades do Amazonas terão Bolsa Família antecipado neste mês de abril; confira

Cartão do Bolsa Família nas mãos de uma criança (Foto: Lyon Santos / MDS)

Moradores de Barcelos, Santa Isabel do Rio Negro e São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas, vão receber o Bolsa Família de abril antes da data oficial.

As três cidades estão entre os mais de 500 municípios brasileiros onde o pagamento será antecipado por causa da situação de emergência ou calamidade pública reconhecida pelo Governo Federal.

A liberação do benefício nesses locais começa no dia 15 de abril, independentemente do final do Número de Identificação Social (NIS) dos beneficiários. Normalmente, o pagamento segue um calendário escalonado, que vai até o fim do mês, conforme o número final do NIS.

A medida foi autorizada pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e tem como objetivo ajudar famílias atingidas por desastres naturais ou dificuldades causadas pela seca, cheia ou outros fatores extremos.

A situação dessas três cidades amazonenses já foi homologada oficialmente pela União, o que garante o direito ao pagamento antecipado.

Além do Amazonas, municípios de estados como Rio Grande do Sul, São Paulo, Roraima, Paraná e Piauí também estão na lista.

Para quem não vive em áreas com antecipação, o pagamento seguirá o calendário normal, que começa também em 15 de abril, mas será escalonado até o dia 30, conforme o número final do NIS.

Final do NIS Data de pagamento
1 15/04
2 16/04
3 17/04
4 22/04
5 23/04
6 24/04
7 25/04
8 28/04
9 29/04
0 30/04

A consulta do valor, data de liberação ou eventuais bloqueios do benefício pode ser feita a partir do dia 8 de abril pelos aplicativos Bolsa Família ou Caixa Tem.

Se o benefício estiver suspenso ou bloqueado, o recomendado é procurar o CRAS do município para atualização cadastral.

Atualmente, o Bolsa Família atende mais de 20 milhões de famílias no país, com parcela média de R$ 668,65.

Leia Mais:

  • Veículos só serão responsabilizados por desinformação em caso de comprovada má-fé, diz STF
  • Em quatro anos, União aumentou repasses ao Fundeb de Manaus em 56%, alcançando R$ 3 bilhões
  • OAB quer mudar critérios para escolha de advogados em vagas do quinto constitucional
Adicionar aos favoritos o Link permanente.