Segunda-feira, 14 de abril: Ufam escolherá entre Marcão e Tanara

Eleição Ufam,Professor Marcão,Tanara,Ufam 2025,Reitoria Ufam,Quadriênio 2025-2029

A eleição para escolher o próximo reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) vai ser decidida em segundo turno na próxima segunda-feira (14/04).

As chapas Por uma Ufam que Humaniza, Inclui e Transforma, encabeçada por Marco Antônio de Freitas Mendonça, o professor Marcão e Mudança!, que tem como candidata a reitora Tanara Lauschner foram as mais votadas no primeiro turno, realizado nesta segunda-feira (07/04), e disputam a preferência da comunidade universitária no segundo turno.

A chapa vencedora responderá pela gestão da Ufam no quadriênio  de 2025 e 2029. Se for seguida a tradição mantida pelos últimos três reitores da instituição, entretanto, a nova gestão da universidade pode se estender até 2033.

É que Hidembergue Frota (2001-2009), Márcia Perales (2009-2017) e Sylvio Puga (2017-2025) se reelegeram, cumprindo dois mandatos e ficando no cargo por oito anos. 

A votação foi on-line e a Ufam disponibilizou computadores para que professores, estudantes e servidores técnico administrativos pudessem votar.

O voto é paritário, conferindo o mesmo peso para a escolha de professores, alunos e servidores.

Confira o plano de gestão dos candidatos que passaram para o segundo turno:

Por uma UFAM que Humaniza, Inclui e Transforma (número 25)
Candidato a reitor: Marco Antônio de Freitas Mendonça
Vice-reitor: Armando Araújo de Souza Júnior
Confira o plano de gestão.

Mudança! (número 57)
Candidata a reitora: Tanara Lauschner
Vice-reitor: Geone Maia Corrêa
Confira o plano de gestão.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.