Vai às compras durante a Páscoa? Confira as dicas do IPEM-Am

Entre os dias 7 e 14 de abril de 2025, o Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM) realiza a operação Páscoa 2025, com o objetivo de garantir que os produtos tradicionais dessa época estejam em conformidade com as normas legais, protegendo os consumidores e assegurando práticas comerciais justas. A ação faz parte de uma coordenação nacional do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), com apoio dos órgãos delegados nos estados e superintendências de Goiás e Rio Grande do Sul.

De acordo com o diretor-presidente do Ipem-AM, Renato Marinho, a operação visa assegurar que o consumidor pague efetivamente pelo que está adquirindo.

“Nossa missão é garantir a transparência nas relações comerciais, especialmente em um período de consumo como a Páscoa. Vamos coletar amostras de produtos típicos, como ovos de Páscoa e pescados congelados, para verificar a conformidade do peso líquido informado na embalagem”, disse Marinho.

A fiscalização será focada principalmente nos produtos pré-medidos, como ovos de Páscoa e pescados congelados, que devem ter o peso real correspondente ao informado na embalagem, sem considerar a embalagem e a camada de gelo. O presidente do Inmetro, Márcio André Brito, alertou que caso haja divergências entre o peso informado e o peso real, os consumidores devem pesar o produto em uma balança verificada pelo Inmetro, disponível nos estabelecimentos comerciais.

Além disso, ovos de Páscoa com brinquedos também serão fiscalizados para garantir que os brinquedos sejam certificados pelo Inmetro e adequados à faixa etária da criança. A embalagem dos ovos deve conter informações claras sobre o brinquedo, como a frase “Contém brinquedo certificado no âmbito do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade”. É importante que o brinquedo não tenha peças pequenas que possam representar risco de sufocamento.

A operação também alerta para os riscos de embalagens com materiais como arames ou tiras metálicas, que podem causar acidentes, especialmente com crianças. Os consumidores devem sempre verificar a segurança das embalagens e reportar qualquer incidente ao Sistema Inmetro de Monitoramento de Acidentes de Consumo (Sinmac).

A operação Páscoa 2025 tem como objetivo garantir que os consumidores façam compras seguras, livres de fraudes e com total transparência. O Ipem-AM também oferece orientações para que os consumidores fiquem atentos aos produtos adquiridos, como conferir o peso real, verificar a rotulagem obrigatória e exigir o selo do Inmetro em brinquedos e produtos que exigem certificação compulsória.

*Com informações da assessoria

Leia mais:

  • OAB quer mudar critérios para escolha de advogados em vagas do quinto constitucional
  • Reformado e com 261% mais atendimento, Wilson Lima reinaugura Caic Edson Melo
Adicionar aos favoritos o Link permanente.