Reunião é realizada para discutir o aumento nos crimes relacionados a população de rua

Tentando solucionar o crescente aumento nos crimes de furto no município, foi convocada uma reunião pelo executivo municipal, junto ao legislativo, instituições e forças de segurança.

Representando a Polícia Militar, estiveram presentes o tenente-coronel Eduardo Caetano do Amaral e o major Marcelo dos Santos. O Presídio Regional de Laguna esteve representado por Rafael Nunes. A delegada regional de Polícia Civil, Vivian Garcia Selig, e, representando a Ordem dos Advogados do Brasil, estiveram presentes os advogados Roberto de Bem e o presidente Edson Rosa Júnior.

Entre os tópicos levantados na reunião, foi reforçada a importância do registro do boletim de ocorrência como uma ferramenta para que os crimes sejam investigados, e a necessidade de esclarecer para a população que muitos detidos acabam liberados em razão da legislação vigente.

A Guarda Municipal atuará em parceria com a Polícia Militar no monitoramento das câmeras de vigilância instaladas na cidade, auxiliando na identificação de suspeitos.

Quanto ao atendimento da Secretaria de Assistência Social aos moradores de rua, foi apontado que hoje existem 64 pessoas em situação de rua cadastradas no município. Os trabalhos de apoio e busca ativa são realizados diariamente. Quando não são moradores de Laguna, é oferecido transporte para o retorno ao município de origem. No entanto, conforme manda a lei, as abordagens devem respeitar os direitos humanos e não é possível obrigar a ida ou internação sem consentimento.

A reunião resultou nos seguintes encaminhamentos:

  • Elaboração de um planejamento de abordagens sociais e de segurança;
  • Continuidade do mapeamento de perfis das pessoas em situação de rua pela Secretaria de Assistência Social;
  • Aumento na frequência das abordagens conjuntas entre a Assistência Social e a Guarda Municipal;
  • Reforço nas campanhas de conscientização da população sobre a importância do registro de boletins de ocorrência;
  • Instalação de novas câmeras de segurança no município;
  • Fiscalização de estabelecimentos que compram itens furtados;
  • Campanha educativa para não incentivar esmolas, estimulando a busca por políticas públicas;

Além das ações previstas, será criado um grupo de trabalho interinstitucional, composto por representantes de todas as instituições e órgãos presentes no encontro. O objetivo será planejar e realizar ações de forma coordenada, com reuniões periódicas e definição de reponsabilidades específicas.

A formalização do grupo de trabalho será feita por meio de decreto municipal, que será publicado nos próximos dias.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.