
O presidente Lula assinou nesta quinta-feira (3/4) o decreto que antecipa o pagamento do 13º salário para aposentados e pensionistas do INSS.
Com a medida, a primeira parcela será paga em abril e a segunda em maio. Tradicionalmente, o 13º do INSS é pago no segundo semestre, em agosto e novembro.
A antecipação neste ano deve injetar cerca de R$ 70 bilhões na economia, beneficiando aproximadamente 35 milhões de pessoas.
O pagamento seguirá o calendário habitual do INSS: os beneficiários que ganham até um salário mínimo começam a receber a partir do dia 25 de cada mês, enquanto aqueles com valores acima desse limite terão o crédito depositado nos cinco primeiros dias úteis do mês seguinte.
Segundo o governo, a antecipação do benefício não tem impacto fiscal, pois apenas altera o período de pagamento dentro do mesmo ano.
Além dessa medida, Lula também assinou um decreto que destina R$ 18 bilhões do fundo social do pré-sal para o programa Minha Casa, Minha Vida, ampliando os investimentos em habitação popular.
Leia Mais:
- Imposto de Renda 2025: como encontrar o programa verdadeiro e evitar armadilhas online
- Novas regras para as eleições serão votadas pelo Senado em maio; confira o que está em pauta
- A partir desta quinta-feira, Aleam sedia encontro das Câmaras Municipais do Amazonas