Uma exposição com objetivo de conscientizar sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) ocorre ao longo desta quarta-feira, 2, no Centro Administrativo Tordesilhas.
“Temos uma longa jornada não só de conscientização, mas em oferecer suporte, estrutura e todo o investimento para as crianças da rede municipal e estamos começando a nossa jornada, junto com famílias, escolas e as organizações que têm nos ajudado nesse processo”, diz a secretária da Educação, Jacqueline Policarpo.
O autismo ou TEA é marcado por ser um conjunto de síndromes caracterizado por problemas no desenvolvimento da linguagem, nos processos de comunicação, na interação e também no comportamento social da criança.
Os sintomas do autismo são: fobias, agressividade, dificuldades de aprendizagem, dificuldades de relacionamento, por exemplo. No entanto, vale ressaltar que o autismo é único para cada pessoa. Existem vários níveis diferentes de autismo, até mesmo pessoas que apresentam o transtorno, mas sem nenhum tipo de atraso mental.
Esta quarta é a data mundial de conscientização sobre o TEA. A data foi instituída há mais de dez anos, visando chamar a atenção para a situação das pessoas portadoras da condição.