O maior erro do Pink Floyd na era “Dark Side of the Moon” segundo seu baterista

Nick Mason, baterista do Pink Floyd
Foto: Wikimedia Commons

Nick Mason, lendário baterista do Pink Floyd, refletiu recentemente sobre a era do emblemático disco Dark Side of the Moon e admitiu o que gostaria que a banda tivesse feito de diferente naquela época.

Após o anúncio do retorno aos cinemas do filme Pink Floyd: Live at Pompeii, que teve sua gravação remasterizada digitalmente em 4K a partir da filmagem original, Mason revelou um dos seus raros arrependimentos de quando tocava na icônica banda de rock progressivo.

Na produção que apresenta o show histórico realizado pelo grupo em um antigo anfiteatro da Pompeia, na Itália, foram incluídas algumas cenas da banda ainda em processo de gravação de Dark Side of the Moon, que foi lançado em 1973.

Porém, um filme-concerto do disco que é considerado um dos maiores marcos da carreira do Pink Floyd não foi produzido até hoje. A banda só lançou uma versão ao vivo do álbum no disco Pulse, de 1995, bem depois que Roger Waters já havia deixado o grupo.

Sobre isso, Nick Mason disse em entrevista à Rolling Stone (via UCR):

“Se pudéssemos fazer tudo de novo, provavelmente deveríamos ter demorado mais, deveríamos ter passado mais tempo tocando ‘Dark Side’ ao vivo e não nos preocupado em voltar ao estúdio para fazer ‘Wish You Were Here’. Na verdade, passamos um bom tempo no estúdio, não nos divertindo muito, quando poderíamos ter simplesmente estendido as coisas um pouco mais, feito mais trabalhos ao vivo e filmado.”

Seria um belo registro para termos à nossa disposição, né?

Nick Mason aponta maior erro da era Dark Side of the Moon

O objetivo principal do filme que retratou o show do Pink Floyd na Pompeia era, de fato, mostrar a banda se apresentando sozinha nas ruínas de um anfiteatro romano, mas vale lembrar que o filme não foi lucrativo e isso pode ter feito a banda desistir por muito tempo da ideia de fazer outro filme de show.

Sobre isso, Mason acrescentou:

“Acho que não percebemos que era uma boa ideia filmar coisas. Talvez seja porque o filme não nos rendeu dinheiro, mas é uma pena que não tenhamos passado um pouco mais de tempo e feito o equivalente com ‘Dark Side of the Moon’”

Que pena, né?

Pink Floyd vai relançar Live at Pompeii

O relançamento de Pink Floyd: Live at Pompeii marca o primeiro projeto de grande escala desde que a Sony Music comprou no ano passado os direitos das músicas do lendário grupo britânico por cerca de R$2,1 bilhões.

O filme gravado em Outubro de 1971 e lançado em 1972 foi restaurado a partir das filmagens originais, remasterizado em 4K, remixado por Steven Wilson e recebeu o novo título Pink Floyd at Pompeii – MCMLXXII. A obra chega aos cinemas em 24 de Abril, e você pode conferir o trailer no player abaixo.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! CLASSICS

Clássicos incontestáveis do Rock And Roll e da Música Brasileira aparecem nessa seleção especial do Tenho Mais Discos Que Amigos! Siga a Playlist TMDQA! Classics e aproveite para viajar no tempo com muita nostalgia. Aproveite e siga o TMDQA! no Spotify!

O post O maior erro do Pink Floyd na era “Dark Side of the Moon” segundo seu baterista apareceu primeiro em TMDQA!.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.