Dólar mantêm liderança em transações cambiais, mas Euro ganha destaque

Apesar de o dólar norte-americano manter a liderança nas transações cambiais de fevereiro, o euro ganhou um destaque com um crescimento mensal de 2% na procura pela moeda. O levantamento realizado pela Travelex Confidence indica que o volume transacionado do dólar reduziu 10%, em relação a janeiro.

Além disso, a corretora de câmbio apontou que o dólar canadense ultrapassou a libra esterlina no ranking das cinco moedas mais procuradas, ocupando a terceira posição. No entanto, a moeda registrou queda mensal de 15% no volume de transações.

  • “O dólar perfeito nunca vai existir”, diz analista Enzo Pacheco. Veja por que você não deve esperar a moeda cair para buscar lucros

A libra, ocupando agora o quarto lugar, despencou 25% no volume negociado em fevereiro, marcando uma queda de 39% na comparação anual. Fechando o ranking, o iene japonês manteve-se na quinta posição, com queda de 11% no volume total de transações.

De acordo com Jorge Arbex, diretor do Grupo Travelex Confidence, os resultados podem refletir a dinâmica de mercado esperada para o período pós-alta temporada. Além disso, o movimento indica uma adaptação no comportamento do turista, que passa a explorar novas alternativas de destinos.

A pesquisa também aponta para uma mudança no comportamento dos consumidores em relação às transferências internacionais. Pela segunda vez consecutiva, a categoria “Transferência entre contas da mesma pessoa natural ou jurídica” superou a de “Doação ou outra transferência sem contrapartida” em termos de volume.

Esse crescimento consistente, de 27% mês a mês e 85% na comparação anual, demonstra uma crescente adesão dos clientes às contas globais e uma diversificação nas operações de câmbio para gestão financeira internacional.

As 5 moedas mais procuradas em fevereiro

Moeda Variação mensal do volume (R$) Variação anual do volume operado (R$)
Dólas (USD) 2% -7%
Euro (EUR) 2% 0%
Dólar Canadense (CAD) -15% -10%
Libra Esterlina (GBP) -25% -39%
Iene (JPY) -11% -15%

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.