
Gutemberg Fonseca afirmou que, após morte de turista, ambulatório tem funcionado em todo horário de funcionamento do monumento (7 às 19h); assim como ambulância fixa e ponto de hidratação no local. Com reabertura de Cristo Redentor, novas ambulâncias realizam primeiro atendimento após morte de turista gaúcho
Reprodução/TV Globo
O secretário de Estado de Defesa do Consumidor (Sedcom-RJ), Gutemberg Fonseca, disse em entrevista coletiva nesta segunda-feira (31) que um elevador para cadeirantes deve ser instalado no Cristo Redentor até novembro.
A secretaria apresentou, nesta segunda-feira (31), um relatório do que foi realizado nas últimas duas semanas de trabalho da comissão permanente estabelecida no monumento após a morte do turista gaúcho Jorge Alex Duarte, que ficou inconsciente ao passar mal nas escadarias do monumento e, apesar de tentativas de reanimação, não resistiu.
O secretário também informou que o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) encaminhou ao Ministério Público Federal (MPF) o processo do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) referente à instalação e modernização de equipamentos do monumento.
“A responsabilidade pela instalação e modernização é do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), enquanto a manutenção dos equipamentos ficará a cargo da concessionária”, afirmou Viviane Lasmar, chefe do Parque Nacional da Tijuca e servidora do ICMBio.
O processo para iniciar as melhorias foi protocolado no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) no dia 27 de março, que está fiscalizando todas as etapas da obra.
A previsão é que a instalação completa dos elevadores seja finalizada até novembro. “A primeira remessa de equipamentos está prevista para chegar em julho. As escadas rolantes ainda não têm prazo definido para instalação”, explica Viviane.
Gutemberg declarou que há uma “grande força-tarefa para que possamos acelerar a entrega das propostas ao consumidor”.
Ambulâncias em funcionamento
No dia 17 de março, os transportes até o santuário foram suspensos. A reabertura foi decidida após uma reunião para elaborar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que estabelece, por exemplo, a presença de duas ambulâncias no local. Uma delas, disponibilizada pelo ICMBio, tem funcionado das 7h às 19h. O relatório indica que o posto médico também tem funcionado neste horário.
A polícia está investigando se houve crimes contra relações de consumo e omissão de socorro que levaram à morte do turista. A corporação já ouviu os representantes das empresas que atuam no Corcovado.
No dia 20 de março, o Instituto Chico Mendes detalhou o projeto de revitalização do santuário, localizado no Parque Nacional da Tijuca. A reforma vai custar R$ 75 milhões e tem o objetivo de melhorar a acessibilidade desde o início da visita até o platô principal.
As obras devem durar até dois anos, com um intervalo no verão. A previsão de conclusão é para o verão de 2026/2027.
Cristo Redentor reabre com mudanças