Expectativa por tarifaço de Trump abala mercados nesta semana

Os mercados globais abriram a semana em baixa, com o temor por novas tarifas que devem ser anunciadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na quarta-feira (2).

O analista Ruy Hungria, da Empiricus Research, destacou no Giro do Mercado desta segunda-feira (31) a imprevisibilidade do presidente americano e frisou que o mercado lida mal com incertezas.  

  • VEJA MAIS: Mesmo com a Selic a 14,25% ao ano, esta carteira de 5 ações já rendeu 17,7% em 2025

Trump tem chamado a quarta-feira de “dia da libertação” e promete medidas que devem afetar diversos países, em setores como aço, alumínio, automóveis, petróleo e mais. Segundo Hungria, o mercado deve se manter na defensiva até que as medidas se consolidem.

Em relação ao mercado brasileiro, o analista destaca que os últimos dias foram positivos por uma série de fatores, como a temporada de resultados no quarto trimestre de 2024 (4T24), dados de inflação e de atividade econômica e a antecipação de expectativas pelas eleições presidenciais de 2026.

“Quando eventos muito esperados começam a se aproximar, o mercado começa a reagir quase que exclusivamente a eles. Entendo que esses movimentos mais negativos de hoje ocorrem por conta disso, tanto que quase todas as bolsas estão indo na mesma direção”, disse.

O especialista ainda comentou sobre movimentações na Eneva (ENEV3) e expectativas para o desempenho do Ibovespa (IBOV) no próximo trimestre. Para acompanhar o programa na íntegra, acesse o canal do Money Times no youtube.

  • VEJA MAIS: NTCO3, MELI34, VIVA3 e outras duas ações estão no radar dos bancos e casas de análise esta semana
Adicionar aos favoritos o Link permanente.