O primeiro passo para a criação da Rota do Big Surf foi dado na sexta-feira, 28, com uma reunião na Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel).
O encontrou atraiu prefeitos, secretários de Turismo dos municípios envolvidos, representantes do Sebrae e associações do setor, reforçando a importância do surfe como motor do desenvolvimento regional.
A rota inclui os municípios litorâneos de Laguna, Imbituba, Garopaba, Jaguaruna e Tubarão, único das cinco que não possui praia, mas é o polo econômico e mais populosa da região.
A ideia é consolidar a Amurel como um dos principais polos do esporte no Brasil, impulsionando o turismo, fortalecendo a economia local e valorizando a identidade cultural das cidades envolvidas. “Os municípios estão aqui hoje para tratar de uma rota que não apenas impulsiona o turismo e o esporte, mas também traz benefícios econômicos para a região”, fala o prefeito Peterson Crippa (PL), de Laguna, que é o vice-presidente da Amurel e adepto ao surfe.
A rota é planejada em parceria com a Big Wave Brasil (BWB), referência no surfe de ondas grandes, e com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que oferta suporte técnico para sua estruturação e consolidação como um produto turístico competitivo. “Unir os municípios da AMUREL e transformar esse sonho em realidade é um passo essencial para o desenvolvimento da região”, diz o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Renato Carvalho.
A criação da rota para pela implementação de políticas públicas para o incentivo ao esporte e ao turismo, garantindo que a região esteja preparada para receber competições, fortalecer sua identidade e consolidar-se como um destino estratégico para o surfe no Brasil.