Brasileiro abandona trabalho de quase 20 anos como CLT para percorrer países e fotografar momentos especiais: ‘Melhor investimento’


Fábio Henrique Buzinaro, nascido em Jales (SP), usou o dinheiro que recebeu após se desligar da empresa em que trabalhava para comprar uma câmera fotográfica profissional e registrar pessoas e paisagens pela América do Sul e Europa. Morador de Jales (SP) registra cidade de Popeye, em Malta, durante mochilão
Um analista financeiro nascido em Jales (SP) abandonou o trabalho de quase 20 anos com carteira assinada para percorrer países e fotografar pessoas, paisagens e momentos especiais. A ideia surgiu durante uma viagem para Buenos Aires em 2015.
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
Fábio Henrique Buzinaro, de 41 anos, descobriu a paixão pela fotografia em terras argentinas. Acostumado com a rotina intensa e a carga horária semanal de oito a dez horas na empresa em que trabalhava como coordenador financeiro, ele decidiu tirar sete dias de férias.
Analista financeiro e também fotógrafo amador que largou o trabalho de carteira assinada de quase 20 anos para fazer ‘mochilão’ na América do Sul e na Europa
Arquivo pessoal
Ao capturar algumas imagens com o celular, notou que, além de gostar da atividade, tinha habilidades que poderiam ser aperfeiçoadas com o passar do tempo e por meio de algumas técnicas.
Ao g1, Fábio conta que a viagem foi o pontapé inicial para a decisão de pedir as contas do trabalho em São Paulo (SP), cidade onde residia à época. No entanto, antes disso, pediu uma licença não remunerada do serviço para estudar e pensar mais sobre o assunto.
“Pedi a licença para estudar espanhol e conhecer mais o país argentino. Quando terminaram esses três meses, tive a certeza de que já não queria mais estar na empresa, e que queria continuar explorando os países e tendo mais experiências como aquela”, revela.
Aos 33 anos, ele resolveu que deveria transformar o hobby de fotografar em uma profissão, mesmo que sem fins lucrativos. Depois de pensar muito, tomou a importante decisão de abandonar a segurança de um trabalho amparado pelas regras da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) para viver novos desafios.
“Tudo começou em 2015, quando, ainda com o celular, comecei a fotografar e perceber que era algo que eu gostava. Recebi alguns elogios, e as pessoas diziam que eu tinha um bom olhar para a fotografia. Em 2016, depois de pedir demissão, comprei minha primeira câmera fotográfica, e passei a estudar mais a fundo as técnicas e a praticar”, explica.
Foto que o fotógrafo amador de Jales, Fábio Buzinaro, tirou no famoso Muro de Berlim, durante o ‘mochilão’
Arquivo pessoal
Em seguida, entre 2016 e 2017, Fábio fez uma viagem no estilo “mochilão” pela América do Sul e também pela Europa. Durante esse período, visitou mais de 30 cidades – entre elas, Buenos Aires, Amsterdã, Budapeste, Berlim , Londres e Malta (assista acima).
“Foram quase oito meses, e minhas fotos ainda não eram tão boas na época, mas foi o melhor investimento que fiz com minha rescisão da empresa” , revela.
A criatividade ao registrar cada momento e o fascínio por lugares, idiomas e culturas diferentes o fizeram continuar nessa missão. De 2016 até hoje, o analisa financeiro já conheceu 20 países.
Registros feitos pelo fotógrafo amador durante o mochilão na América do Sul e na Europa
Desbravando Toronto
Aliando a vivência diária aos cursos de aperfeiçoamento, ele foi melhorando a cada clique. Foi aí que decidiu morar no Canadá, mesmo que por um período pré-determinado.
O analista financeiro viveu em Toronto de janeiro de 2022 até janeiro de 2025. Ele lembra que visitava a família em Jales ao menos uma vez por ano.
Foto tirada da cidade de Toronto, no Canadá, pelo fotógrafo amador Fábio Buzinaro
Fábio Buzinaro/Arquivo pessoal
Ao longo dessa fase no Canadá, Fábio trabalhava na área de construção civil e manutenção predial, mas nunca deixou de fotografar. Aproveitava o período livre para fazer cursos e buscar novas técnicas de aperfeiçoamento.
“As minhas fotos foram melhorando após a pandemia, que foi quando eu passei a ter mais tempo para praticar e estudar”, conta.
Initial plugin text
Após o fim da pandemia de Covid-19, com a câmera em mãos, ele aproveitou para conhecer melhor os hábitos dos canadenses, além de pontos turísticos e também locais que não eram muito visitados, mas tinham suas belezas. Em um vídeo, Buzinaro conseguiu registrar Toronto em meio à neve (assista abaixo).
Cliques feitos pelo fotógrafo amador durante o período que morou em Toronto, no Canadá
Este ano decidiu voltar para suas origens e refazer a vida no Brasil. Atualmente, mora com a família na zona rural e aproveita a natureza e a rotina tranquila para fotografar e buscar novas fontes de inspiração.
“Hoje a minha residência é aqui no sítio da minha família, em Jales, mas não pretendo voltar para o Canadá por enquanto”, conta.
No momento, o analista financeiro se recupera de uma lesão cervical, mas pretende voltar ao mercado de trabalho assim que estiver em condições físicas. Entretanto, garante que não pretende deixar de fotografar e quer criar uma rotina com mais flexibilidade de horários.
“Quero ter mais flexibilidade para continuar fazendo o que mais amo, que é viajar e fotografar”, finaliza.
Morador de Jales (SP) registra Toronto em meio à neve
Reconhecimento
Em meio à vida no campo, o fotógrafo participou de um desafio nacional da Canon BR, no qual publicava uma foto no Instagram marcando a página. Eles analisavam a melhor imagem da semana. No final do ano, as 12 fotos mais curtidas ganhavam um prêmio. Duas delas foram selecionadas (confira abaixo).
Initial plugin text
A foto da Igreja Santa Rita de Cassia, em Paraty (RJ), que mostra um espelho d’água após a chuva, foi uma das vencedoras e ganhou destaque na página da Canon BR no final de 2019.
Initial plugin text
Na outra imagem, que também foi premiada naquele ano, Fábio conseguiu capturar um momento único entre pai e filho na cidade de Americana (SP). Na ocasião, ele visitou uma amiga e aproveitou para fazer o clique entre o esposo e o filho dela.
*Colaborou sob supervisão de Henrique Souza
Veja mais notícias da região no g1 Rio Preto e Araçatuba
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.