Governo do Estado inspeciona propriedades rurais para manter o status sanitário do gado do AM

Gado bovino do Amazonas

A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) vai vistoriar 419 propriedades rurais para garantir que o estado continue livre de febre aftosa sem vacinação.

A ação faz parte do Programa de Vigilância Baseada em Risco (PVBR) que está em andamento e será concluída até 20 de junho.

O objetivo é inspecionar rebanhos e orientar produtores para garantir que o estado continue com o status de livre de febre aftosa sem vacinação.

Em fevereiro deste ano, o Amazonas conquistou o status de livre de febre aftosa sem vacinação. O anúncio foi feito pelo Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, ao governador Wilson Lima, durante reunião em Brasília.

Desde o anúncio, fiscais agropecuários já percorreram 11 propriedades em municípios como Maués, Presidente Figueiredo, Canutama, Envira, Manacapuru e Careiro da Várzea.

A ação busca reduzir os riscos de introdução e disseminação da doença, além de identificar possíveis ameaças sanitárias.

Isso porque o status de livre sem vacinação não significa imunidade total. Recentemente, países da Europa registraram casos após anos sem a doença. Por isso, a vigilância veterinária é essencial para prevenir surtos e proteger a pecuária.

As propriedades escolhidas para a fiscalização apresentam algum grau de risco, como grande movimentação de animais.

O diretor-presidente da Adaf, José Omena, reforça a importância do trabalho contínuo. “Seguimos vigilantes por meio dessas visitas. A sanidade do nosso rebanho é garantia de alimento de qualidade na mesa da população e fortalecimento econômico para o produtor e para o estado” destacou.

Leia Mais:

  • IMMU tem até sexta para explicar ao STJ relação entre reajuste e renovação da frota
  • Corregedoria do CNJ define limite de R$ 46 mil por mês para penduricalhos de magistrados
  • Orçamento secreto: confira a divisão de emendas por partido
Adicionar aos favoritos o Link permanente.