Edital de concessão da BR-356 e outras duas rodovias prevê 4 novos pedágios; entenda


A BR-356, principal rota de acesso a cidades históricas, como Ouro Preto e Mariana, vai ser concedida à iniciativa privada junto a duas outras rodovias. O edital do projeto Via Liberdade foi lançado nesta sexta-feira (28) pelo governo de Minas. Rodovia BR-356, em Minas Gerais, será concedidoa à iniciativa privada.
A BR-356, principal rota de acesso a cidades históricas, como Ouro Preto e Mariana, vai ser concedida à iniciativa privada junto a duas outras rodovias. O edital do projeto Via Liberdade foi lançado nesta sexta-feira (28) pelo governo de Minas.
Estão previstos quatro novos pedágios na área de concessão, que devem começar a ser cobrados em janeiro de 2027. Quem sai de Belo Horizonte e vai para as cidades históricas de Mariana e Ouro Preto, por exemplo, vai pagar uma tarifa de R$11,16.
Dois pontos de pedágio serão instalados na BR-356, em Itabirito e Ouro Preto. Um outro na MG-262, em Acaiaca, e outro na MG-329, em Ponte Nova. Eles vão funcionar no sistema de cobrança automática, sem a necessidade de praças de pedágio.
“O modelo que temos é o modelo de concessão, um modelo de pedágio que tá usado no mundo e usado nos países turísticos como por exemplo a Espanha, Portugal, Alemanha e Itália. Estamos falando de colocar Minas Gerais e esta região em forte atrativo turístico”, disse secretário estadual de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira.
O projeto de concessão Via Liberdade, do governo de Minas, prevê a instalação de quatro novos pontos de pedágios, que devem começar a cobrar a partir de 2027..
TV Globo
R$ 6 bilhões
O investimento total é de R$6 bilhões, sendo R$ 2 bilhões provenientes do acordo pelo rompimento da barragem de Mariana. O restante será investido pela empresa que ganhar o leilão, previsto para acontecer em julho. A assinatura do contrato deve acontecer em janeiro de 2026.
O projeto prevê a duplicação de que toda a BR-356, assim como a modernização de 187 quilômetros de estradas, sendo 83 quilômetros na BR-356, entre as cidades de Nova Lima e Mariana, na Região Central do estado; quase 73 km da MG-262, até Ponte Nova, e 31 km da MG-329, até Rio Casca, na Região Sudeste.
“É fundamental destacar até o caráter de segurança. Nós vamos reduzir da ordem de 45% dos acidentes da rodovia [BR-356], reduzir mais de 60% dos acidentes com vítimas fatais com medidas importantes”, disse o secretário estadual de Infraestrutura e Mobilidade, Pedro Barros.
Acidente na BR-356, em Ouro Preto, em 15 de julho de 2023
Corpo de Bombeiros/ Divulgação
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