
Com o mutirão de março, o Hospital Oncológico de Pouso Alegre já soma cerca de 600 cirurgias de cataratas atendendo pacientes de toda região Crédito: Divulgação
Mais um mutirão de cirurgia de cataratas foi realizado dia 19 de março no Hospital Oncológico Samuel Libânio, em Pouso Alegre, com o procedimento em pacientes de toda região. Desta vez, 75 pacientes de São Sebastião da Bela Vista, Borda da Mata e Monte Sião, foram beneficiados com o procedimento, que representa uma oportunidade de recuperar a qualidade de vida por meio da visão.
A equipe responsável das cirurgias no Complexo Hospitalar Samuel Libânio (CHSL) inclui os médicos oftalmologistas Dra. Larissa Máximo e Dr. Hernani Dias de Souza, especialistas na área.
“O mutirão pode ser considerado uma ação social. Atuamos aqui junto ao paciente que não está enxergando direito, que deixou de trabalhar, deixou de contribuir para sua casa, deixou de conviver com a família, e está em um processo de ressocialização. Então, estamos muito agradecidos por todos que estão envolvidos para que esse paciente chegue até nós para que possamos melhorar sua saúde e qualidade de vida”, afirma Hernani.
Crédito: Divulgação
Mutirões
Com o mutirão de março, o Hospital Oncológico já soma cerca de 600 cirurgias de catarata.
“Os médicos e enfermeiras me trataram muito bem e trabalharam bem também. Estou sentindo que eu nasci de novo. Antes eu não enxergava nada mesmo, só uma neblina acabei perdendo o equilíbrio de tudo. Agora eu estou vendo tudo. Nasci de novo”, declarou o paciente Eduardo Salviano Vilas Boas, de Santa Rita do Sapucaí.
A paciente Zélia Maria da Fonseca Moraes de Heliodora fez questão de agradecer pelo atendimento.
“Eu tinha feito do olho direito e hoje vim fazer do olho esquerdo. É um ganho muito grande para minha vida. Sempre trabalhei como artesã e antes da cirurgia não conseguia nem enfiar a linha na agulha. Agora eu vou poder voltar a costurar, fazer as minhas coisas e viver bem melhor. Agradeço a todos por essa cirurgia tão importante pra mim”, disse.
A secretária municipal de Saúde de Santa Rita do Sapucaí, Sílvia Regina Pereira, também acompanhou pacientes durante o mutirão.
“Em nome nos municípios pequenos aqui da região que estão sendo beneficiados com esse mutirão, agradeço o deputado Rafael Simões e o Complexo Hospitalar Samuel Libânio. Agradecemos essas emendas, pois elas contribuem muito para que resolvamos a situação das filas desses nossos pacientes nos municípios”, ressalta Sílvia.
Crédito: Divulgação
Sobre a cirurgia
Dr. Hernani explica que a cirurgia de catarata consiste na remoção do cristalino opaco do olho, que é substituído por uma lente intraocular artificial. O procedimento é minimamente invasivo e realizado com técnicas modernas, proporcionando uma recuperação rápida e significativa da visão.
Após a cirurgia, os pacientes retornam para uma avaliação no dia seguinte e recebem acompanhamento contínuo. Após 30 dias, o CHSL realiza um novo exame para verificar a necessidade de ajuste no grau dos óculos, garantindo um atendimento completo e de qualidade.
“A iniciativa reforça o compromisso do Complexo Hospitalar Samuel Libânio com a saúde ocular e o bem-estar da população, proporcionando acesso a um tratamento essencial para quem mais precisa”, ressalta o diretor técnico do CHSL, Dr. Saulo Lamas.
A enfermeira responsável, Ana Carla Carvalho Lorena, explica que as pessoas interessadas devem procurar as secretarias de saúde dos seus municípios, para que façam o encaminhamento para o Hospital Samuel Libânio.
“Devolver a visão para os pacientes é muito gratificante para todos nós da equipe de saúde do hospital”, conta Ana Carla.