Curitiba de Volta ao Centro para celebrar os 332 anos da cidade


Ações de lazer, revitalização e segurança buscam fortalecer as raízes da região em que Curitiba nasceu. Há 332 anos nascia no Centro, ao redor da atual Praça Tiradentes, a Curitiba que conhecemos hoje. Para celebrar o aniversário da cidade, nada mais propício do que escolher como palco das celebrações a região onde tudo começou.
É no coração da cidade que a Prefeitura de Curitiba busca cultivar raízes ainda mais profundas através do projeto de revitalização Curitiba de Volta ao Centro, cujo objetivo é recuperar o protagonismo da região central e devolvê-la a quem constrói a cidade todos os dias.
Domingo no Centro
Uma das principais iniciativas do projeto é o Domingo no Centro, um evento que faz parte das comemorações dos 332 anos da cidade e que vem acontecendo nos domingos de março na Rua Emiliano Perneta, no trecho entre a Praça Zacarias e a Rua Visconde de Nácar, das 9h às 15h.
No último domingo deste mês, dia 30 de março, as famílias curitibanas estão convidadas mais uma vez para ocupar o Centro e se divertir e relaxar com atrações culturais, esportivas e de lazer, além das feirinhas de produtos artesanais, orgânicos e de gastronomia.

Divulgação: Foto: Pedro Ribas/SECOM
Como um incentivo para deixar o carro em casa e vivenciar ainda mais os espaços públicos da cidade, a dica é aproveitar a meia tarifa de ônibus a R$ 3.
Centro Seguro
Para que a vida continue pulsando no coração da cidade, o maior projeto de revitalização da história de Curitiba também é feito de reforço na segurança pública.
A operação Centro Seguro é uma parceria entre os governos municipal e estadual e envolve a Guarda Municipal e as polícias Militar, Civil e Penal.
Além do reforço no policiamento para aumentar a tranquilidade de quem passeia, trabalha ou vive na região central, contribuindo no combate a crimes como roubos, furtos e tráfico de drogas, a operação também amplia o atendimento e o efetivo da Fundação de Ação Social (FAS) para o acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Divulgação: Pedro Ribas/SECOM
Mais do que um projeto de revitalização, o Curitiba de Volta ao Centro é um convite a fortalecer nossas raízes. Cada pessoa que faz parte da história da cidade tem muito a contribuir com a preservação do nosso passado e o cultivo de um futuro em que a tradição e a inovação caminham de mãos dadas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.