Hemoam passa a usar Inteligência Artificial para diagnóstico de doenças

inteligencia artificial

A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) deu um passo importante na modernização de seus serviços ao adotar Inteligência Artificial (IA) nos exames do Departamento de Análises Clínicas. A novidade garante mais precisão, agilidade e segurança nos diagnósticos.

Um dos principais avanços ocorre no Laboratório de Citogenética, onde o exame do cariótipo Banda G passou a ser realizado com IA.

O Hemoam foi o primeiro hospital público do Brasil a utilizar o equipamento GenAsis, implantado na Fundação desde 2024.

No setor de hematologia, outro destaque é o CellaVision DM9600, um Analisador Digital de Morfologia Celular que automatiza a leitura de lâminas de hemograma. O aparelho é inédito na rede pública da região Norte.

Além disso, a Fundação incorporou o Citômetro de Fluxo, que auxilia no diagnóstico e classificação de leucemias e outras doenças hematológicas.

Para garantir o uso adequado da nova tecnologia, técnicos do laboratório de marcadores celulares participaram de um treinamento entre os dias 25 e 27 de março.

A implementação desses equipamentos reforça o compromisso do Hemoam com a inovação na rede pública de saúde, proporcionando diagnósticos mais rápidos e precisos para os pacientes.

Com essa modernização, a Fundação se destaca como referência no uso de tecnologia avançada para a medicina no Brasil.

Leia Mais:

  • Empréstimo de R$ 2,5 bilhões da Prefeitura de Manaus deve ser destinado para dez áreas
  • CMM aprova reforma administrativa da Prefeitura de Manaus; confira a mudança
  • Bolsa Família: entenda as mudanças para famílias unipessoais e quem teve o benefício cancelado
Adicionar aos favoritos o Link permanente.