Quatro pessoas são presas por dar golpes em idosos para roubar dados e fraudar empréstimos


Segundo a Polícia Civil, criminosos se ofereciam para ajudar as vítimas a usar caixas eletrônicos em agências bancárias e acessavam suas contas, roubando o dinheiro delas. Polícia Civil prende grupo suspeito de aplicar golpes em idosos em Pernambuco
Quatro pessoas foram presas por suspeita de aplicar golpes em idosos em Goiana, na Zona da Mata Norte de Pernambuco (veja vídeo acima). Segundo a Polícia Civil, os criminosos se ofereciam para ajudar as vítimas a usar caixas eletrônicos em agências bancárias para roubar os dados delas e fraudar contratos de empréstimos.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
As informações sobre as prisões, realizadas como parte da Operação Miragem, foram divulgadas nesta quarta-feira (26). De acordo com o delegado Felipe Pinheiro, a polícia apreendeu com os suspeitos documentos que comprovam o envolvimento do grupo nas fraudes.
“Esse grupo criminoso, de alguma forma, conseguia ganhar a confiança dos idosos, muitas vezes ajudando-os com transações financeiras nos terminais de autoatendimento”, afirmou.
Os nomes dos envolvidos não foram informados. O g1 perguntou à polícia se os investigados eram funcionários do banco ou se passavam por clientes, mas, até a última atualização desta reportagem, não obteve resposta.
Estelionatário é preso por fraude em matrículas da academia Selfit e golpe em aluguel de carros
Com as informações bancárias, os criminosos contraíam empréstimos indevidos e acessavam ilegalmente as contas bancárias das vítimas por meio do reconhecimento facial, segundo a polícia.
“Eles obtinham essa biometria ao induzir os idosos a realizarem a prova de vida, supostamente necessária para continuar recebendo a aposentadora”, disse o delegado.
Segundo Felipe Pinheiro, o grupo realizava transferências via Pix para diversas contas bancárias, desviando os valores dos idosos.
Ainda de acordo com o delegado, dois dos quatro presos já foram detidos em uma operação anterior, realizada em 2024, pelo mesmo tipo de crime.
Delegacia de Goiana, na Zona da Mata Norte de Pernambuco
Reprodução/Google Street View
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias
Adicionar aos favoritos o Link permanente.