Em 60 dias, preços dos alimentos devem começar a cair nos supermercados, afirma Tebet

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, afirmou nesta terça-feira (25/3) que os preços dos alimentos devem começar a cair nos próximos 60 dias. A previsão é resultado das medidas adotadas pelo governo federal para conter a alta dos produtos.

Segundo Tebet, fatores como mudanças climáticas e quebras de safra, inclusive em outros países, influenciaram o aumento dos preços.

“Os alimentos que mais subiram são aqueles que mais pesam no bolso e no paladar do brasileiro, como o ovo e o café”, disse a ministra.

No entanto, ela destacou que a safra do próximo ano trará alívio. “O agronegócio brasileiro vem muito forte este ano e dará sustentabilidade ao nosso PIB, gerando emprego, renda e ajudando na queda dos preços”, afirmou.

A ministra explicou que o governo tem adotado medidas para evitar que os preços subam ainda mais no futuro.

“Seria perigoso tentar segurar os preços agora e, daqui a seis meses ou um ano, ver uma explosão. Mas em 60 dias, os preços já devem começar a cair nos supermercados”, garantiu Tebet.

Entre as ações do governo, ela citou mudanças na comercialização de alguns produtos, como os ovos. Agora, a venda entre diferentes estados poderá ser feita sem a necessidade de um selo nacional, apenas com um selo local, o que pode facilitar a distribuição e reduzir custos.

Simone Tebet também destacou que os estados podem colaborar na redução dos preços dos alimentos, especialmente por meio da isenção do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre a cesta básica.

“Nem todos os estados dão essa isenção. Entendemos que não possam mantê-la o ano todo, mas poderiam aplicá-la por um período específico. Assim como o governo federal faz ajustes e corta gastos supérfluos, os estados podem apertar o cinto para beneficiar a população”, afirmou.

Leia Mais:

  • Empréstimo de R$ 2,5 bilhões da Prefeitura de Manaus deve ser destinado para dez áreas
  • CMM aprova reforma administrativa da Prefeitura de Manaus; confira a mudança
  • Bolsa Família: entenda as mudanças para famílias unipessoais e quem teve o benefício cancelado
Adicionar aos favoritos o Link permanente.